Entrevista com Lilian Ferrari

Autores

Resumo

Esta entrevista aborda a trajetória acadêmica da Profa. Lilian Ferrari, detalhando as principais etapas envolvidas nesse percurso até o contato inicial com a Linguística Cognitiva e a opção por concentrar suas pesquisas nessa área. Mais especificamente, considerando-se as vertentes teóricas que constituem o campo, apontam-se publicações relevantes associadas à Teoria dos Espaços Mentais (Fauconnier, 1994, 1997; Fauconnier e Turner, 2002) e à Gramática Cognitiva (Langacker, 1987, 1991), bem como a publicação do livro “Introdução à Linguística Cognitiva” (Ferrari, 2011). Detalham-se, ainda, pesquisas e publicações mais recentes relacionadas à multimodalidade, enfocando-se, principalmente, as relações entre metáfora e gestos (Cienki e Müller, 2008). Por fim, o diálogo entre a Linguística Cognitiva e áreas afins (Psicologia, Filosofia, Ciências da Computação, etc.) é abordado, bem como as possíveis contribuições da área em relação ao ensino de língua materna e estrangeira, tradução, interpretação, Língua de Sinais Brasileira (Libras) e questões sociais relacionadas ao preconceito linguístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Vieira Ferrari, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/University of Southern California, Los Angeles/(1994), e Pós-doutorado na University of California, Berkeley (2006), sob supervisão da Profa. Dra. Eve Sweetser. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Linguística e Filologia e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do qual foi coordenadora no período de 2003-2007. Atua, desde 1995, na área de Linguística Cognitiva e, desde 2003, lidera o LINC-UFRJ (Laboratório de Pesquisas em Linguística Cognitiva), no qual desenvolve pesquisas sobre o Português Brasileiro, o Português Europeu e o Inglês, orientando trabalhos de IC, Mestrado e Doutorado, além de supervisões de pós-doutorado. As pesquisas enfocam construções gramaticais - em especial, construções sintáticas complexas (condicionais e completivas), construções de estrutura argumental e construções lexicais (em especial, dêiticos sociopessoais e locativos). As construções investigadas são relacionadas a processos de construção de significado que envolvem subjetividade/intersubjetividade, figuratividade (processos metafóricos e metonímicos) e multimodalidade (gestos e recursos multimodais).É autora, coautora e organizadora de várias publicações nacionais e internacionais, entre as quais se destacam os livros "Introdução à Linguística Cognitiva" (Ed. Contexto, 2011), "Espaços mentais e construções gramaticais: do uso linguístico à tecnologia" (Rio de Janeiro, 2009, org.), "A Linguística no Século XXI: convergências e divergências no estudo da linguagem" (Ed. Contexto, 2016, em coautoria com Aniela I. França e Marcus Maia), "Linguística Cognitiva: da linguagem aos bastidores da mente" , vol. I (Álvaro e Ferrari, 2016, org.), "Linguística Cognitiva: linguagem, pensamento e cultura", vol, II (Álvaro e Ferrari, 2017, org.), e "Palavra, gesto e imagem sob a perspectiva da Linguística Cognitiva"(Ferrari, 2021, org.)

Flávia Medeiros Álvaro Machado, Universidade Federal do Espirito Santo (UFES)

Pós-doutora em Estudos Linguísticos (UFU), Doutora em Letras (UCS/UniRitter). Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade (UCS). Professora Adjunta II do Magistério Superior na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), atua no Departamento de Línguas e Letras (DLL), do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN). Regime de Dedicação Exclusiva (DE) por aprovação em concurso público federal em Linguística (subárea Linguística Aplicada) no Curso de Graduação Letras-Libras. Experiências profissionais: Tradução e Interpretação, formação de tradutores e intérpretes de Libras/Português (TILSP), e também na formação de professores de Libras e Língua Portuguesa. Atividades atuais: Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Linguística (mestrado/doutorado) da PPGEL/UFES; pesquisadora em Estudos Linguísticos e Estudos Analíticos-descritivos da Linguagem, com enfoque teórico na Linguística Cognitiva, Semântica Cognitiva e Semântica Lexical com interface nos Estudos da Tradução e Estudos da Interpretação (simultânea); líder do Grupo de Pesquisas/Estudos Língua(gem) Cognição: escolhas tradutórias e interpretativas (LingCognit/PPGEL/PRPPG/UFES) e Laboratório de Léxico em Libras (LexLibras/PRPPG/UFES). Produção Científica: Autora de diversos artigos científicos-acadêmicos; escritora da obra "Conceitos Abstratos: Escolhas Interpretativas de português para Libras" - Editora Appris Ltda. (3 edição) e Organizadora de diferentes obras temáticas científico-acadêmicas. Atividades de coordenação: Projeto de Extensão Interpretação Simultânea: contextos especializados (UFES/PROEX: 1115) (2019-atual); coordenou o Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGEL/PRPPG/UFES - 2022-2024); Membro da Comissão Editorial da Revista (Con)texto do PPGEL (2020-2024). Contato: E-mail: flavia.m.machado@ufes.br

Veridiane Pinto Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Graduada em Letras-Português e Lits. Brasileira e Portuguesa e em Pedagogia. Especialista em Educação Especial e em Libras/Educação Bilingue. Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Certificada pelo MEC no Prólibras como Tradutora Intérprete de Libras em nível superior. Doutora em Estudos da Tradução pela UFSC. Atuou por 8 anos como professora bilíngue em Escola Bilíngue para Surdos e tradutora-intérprete de Libras em Escola Inclusiva, tanto em Educação Básica quanto em Ensino Superior. Atuou por seis anos como professora de Libras em universidades públicas e privadas. Atualmente, faz parte do quadro permanente de servidores públicos federais como professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na disciplina de Libras no Instituto Federal de Santa Catarina, campus Palhoça Bilíngue. Atuou como coordenadora do NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - no IFSC-Jaraguá do Sul, entre 2017 e 2019, um setor que trabalha para garantir os direitos à acessibilidade das PCDs no espaço da escola. Atualmente participa do grupo de pesquisa LingCognit pelo CNPQ e do grupo NEPES - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação de Surdos também pelo CNPQ, como pesquisadora colaboradora, com pesquisas na área da Linguística Cognitiva, com foco na Língua Corporificada, na educação de surdos e tradução e intepretação de Língua de Sinais. Desde 2020 coordena o curso de Pós-Graduação em Nível de Especialização em Tradução e Intepretação Libras-Português, no IFSC câmpus Palhoça Bilíngue. Como fruto de suas pesquisas, consolidaram-se três livros e cinco artigos publicados na área dos Estudos da Língua Brasileira de Sinais. Materiais didáticos como livros e vídeos para EaD também compõem suas produções. Como orientadora de pesquisa, destacam-se as áreas de Educação Especial e Inclusiva, bem como Educação Bilíngue de Surdos, desde a educação básica ao ensino superior.

Paulo Henrique Duque, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Possui graduação em Letras: Português-Inglês e respectivas literaturas pelo Centro de Ensino Superior de Valença-RJ (CESVA), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é Professor Associado do Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Coordena o grupo de pesquisa Ecocognição e Linguagem. Suas pesquisas e publicações científicas focam na abordagem ecocognitiva da linguagem, destacando a integração organismo-ambiente (físico e social) na construção de sentidos e o papel fundamental da linguagem nesse processo. Seus estudos focam na complexa relação entre informação ecológica, convenções sociais e ações coordenadas no mundo. É coautor do livro "Linguística Cognitiva: em busca de uma arquitetura de linguagem compatível com modelos de armazenamento e categorização de experiências" e coorganizador do livro "Cognição e Práticas Discursivas". Tem interesse em temas que entrelaçam cognição e linguagem, incluindo jogos de linguagem e formas de vida.

Downloads

Publicado

2025-08-30