Educação e Revitalização Linguísticas
Abstract
O tema deste número 13, vol. 1, da Revista LinguíStica é “Educação e Revitalização Linguísticas”, título homônimo do curso transversal LEF827, oferecido no segundo semestre de 2016 para alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Linguística (POSLING-UFRJ). Ocurso foi realizado em cooperação entre os professores Bruna Franchetto, Aniela Improta França, Kristine Stenzel e Marcus Maia, do POSLING-UFRJ e os professores Peter Petrucci, Arianna Berardi-Wiltshire, Beatrice Mari Ropata e Krystal Te Rina Warren, da Massey University, Nova Zelândia, por força do acordo de cooperação acadêmica frmado entre as duas universidades em
2016. Iniciativa pioneira no POSLING, o curso pretendeu desenvolver reflexão integrada sobre duas questões que colocam desafos translacionais urgentes para a Linguística: a crise no ensino de língua na educação básica e a questão da manutenção e revitalização de línguas indígenas ditas em perigo de
desaparecimento. O elenco de questões abordadas nas 15 aulas do curso, bem como handouts, slides, textos e referências relevantes para cada uma das aulas pode ser acessado no link http://maiamarcus8.wixsite.com/lef827revitalization .
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in the Revista Linguí∫tica agree with the following terms:
The authors maintain their rights, ceding to the journal the right to first publication of the article, simultaneously submitted to a Creative Commons license permitting the sharing with third-parties of published content as long as it mentions the author and its first publication in the Revista Linguí∫tica.
Authors may enter into additional agreements for the non-exclusive distribution of their published work (for example, posting in online institutional or non-profit repositories, or book chapters) so long as they acknowledge its initial publication in the Revista Linguí∫tica.
The journal Revista Linguí∫tica is published by the Post-Graduate program in Linguistics of UFRJ and employs a Creative Commons - Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC-BY-NC).