Application of the pattern recognition method in a supervised classification linguistic experiment

Authors

  • Ali Kamel Issmael Junior Marinha do Brasil, Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM) e CEFET/RJ
  • Aline Gesualdi Manhães Departamento de Engenharia Elétrica do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)
  • José Vicente Calvano Marinha do Brasil e Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM),

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2020.v16nEsp.a18444

Keywords:

ERP, EEG, Pattern Recognition, Linguistic Computations.

Abstract

Event-Related Potentials (ERP) are biological electrical signals synchronized with sensory, cognitive or motor stimuli and measured by electroencephalographs (EEG). ERP technique allows non-invasive analysis of brain functions. Based on the results obtained in Soto (2014) linguistic experiment, this work sought to obtain supervised classification scenarios for the classes proposed in the mentioned work, as well as the comparative study and the discussion of the classification results found, using the methodology proposed by Webb (2012).

Author Biographies

Ali Kamel Issmael Junior, Marinha do Brasil, Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM) e CEFET/RJ

Engenheiro Eletrônico pela UERJ (1999), Mestre em Engenharia Elétrica pelo CEFET/RJ (2015) e Oficial do Corpo de Engenheiros da Marinha no posto de Capitao de Fragata (EN) desde 2000. Doutorando da COPPE UFRJ no Programa de Engenharia Elétrica desde 2018. Trabalha no Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM) como Encarregado do Grupo de Sistemas de Armas da Superintendência de Pesquisa.

Aline Gesualdi Manhães, Departamento de Engenharia Elétrica do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)

Professora Associada do Programa de Mestrado em Engenharia Elétrica do CEFET-RJ, do Programa de Doutorado em Instrumentação e Óptica Aplicada do CEFET/RJ e UFF e do Departamento de Engenharia Eletrônica do CEFET/RJ. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Instrumentação Eletrônica. Sua área de atuação é Processamento de Sinais aplicado à Neurociência da Linguagem e a Física de Altas Energias. Está voltada principalmente para os temas: Processamento e Representação da Linguagem no Cérebro; Aquisição de Sinais de Linguagem com emprego da técnica de extração de Potenciais Relacionados à Eventos (ERP); e Reconhecimento de Padrões no Experimento ATLAS/CERN. Coordena o Laboratório de Interfaces Cérebro-Computador do CEFET/RJ e é membro dos Laboratórios: de Eletroencefalografia e Rastreamento Ocular da Linguagem (LER/UFRJ); Acesso Sintático (ACESIN/UFRJ) e; Aspectos Neurofisiológicos da Derivação Sintática (LANDS/UFRJ). Atualmente realiza trabalhos em colaboração com a Pós-Graduação em Linguística da UFRJ, Pós-Graduação em Inglês da UFSC, FISCLINEX da UERJ; ICB/UFRJ e HUP/Hospital Adventista Silvestre. Possui doutorado sanduiche em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN) (2006) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), ambos na área de Reconhecimento de Padrões em Sinais Multidimensionais. É bacharel em Engenharia Eletrônica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998).

José Vicente Calvano, Marinha do Brasil e Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM),

J. V. Calvano obteve o título de Doutor em Engenharia Elétrica pela COPPE-UFRJ em 2000, o título de Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Materiais também pela COPPE-UFRJ em 1992, e é Engenheiro Eletrônico graduado pela UFRJ em 1988. Foi Engenheiro de Desenvolvimento da ICHTUS Eletrônica S.A., Engenheiro de Manutenção da Conpanhia Siderúrgica Nacional (CSN), Engenheiro do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), Atual Diretor e Pesquisador do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM), Vice-Chair do TTTC da Computer Society da IEEE seção América Latina, e participou como colaborador de diversos projetos de pesquisa no Centro de Pesquisas de Energia Elétrica da Eletrobrás (CEPEL) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Published

2020-11-07