SUBJP position: the case of locative subjects in Brazilian Portuguese

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n3a28377

Keywords:

Locative Subject, Brazilian Portuguese, Cartographic Approach.

Abstract

Brazilian Portuguese licenses cases where the first position can be filled by locative non-argumentative phrases, such as (1) Naquela loja do shopping vende/vendem roupas baratas. In this way, our main objective is to investigate the syntactic structure of pre-verbal PPloc and pre-verbal DPloc constructions, such as (2) [Na escola] aceita/aceitam cartão de crédito and (3) [A escola] aceita cartão de crédito. Our hypothesis is that the locative constituents in PB, PPloc and Dploc, occupy the same position in the middlefield, Spec,SubjP position, although the motivation for its rise is different, as shown in Italian data by Cardinaletti (2004). Regarding the methodology, a data analysis was carried out, taken from preliminary studies. It was possible to verify that the constructions with locative, in fact, do not present the same syntactic structure, although both configure as subjects of the predication in Spec,SubjP position.

 

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DOI: http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n3a28377

Author Biographies

Lívia de Mello Reis, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Linguística (2017) e Bacharela em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa (2014) pela mesma instituição. Licenciada em Pedagogia (2011), com habilitação em Supervisão Escolar, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Gramaticais da UFSC. Servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), ocupando o cargo de Técnica Pedagoga da Coordenadoria Pedagógica do campus Florianópolis. Suas áreas de interesse incluem: a sintaxe do Português Brasileiro, a cartografia das posições de sujeito pré-verbal e o ensino de gramática nas escolas. 

Sandra Quarezemin, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua na área de Teoria e Análise Linguística, especificamente na Sintaxe Gerativa. Bolsista de Produtividade em Pesquisa, CNPq-PQ 2. Mestre e Doutora em Linguística UFSC. Fez um ano de doutorado sanduíche na Università Degli Studi di Siena/Itália, bolsista CNPq, e um ano de pós-doutorado na Università Ca'Foscari (UNIVE) - Venezia/Itália, bolsista Capes. Foi Visiting Professor no Dipartimento di Studi Linguistici e Culturali Comparati da UNIVE. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Gramaticais-UFSC (https://neg-ufsc.org/). Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Teoria da Gramática e o Português Brasileiro. Coordena o Projeto Romania Nova na ALFAL junto com os professores Francisco Ordóñez e Andrés Saab. Tem interesse de pesquisa na periferia esquerda da sentença, foco e tópico, sentenças clivadas e pseudoclivadas, na cartografia das posições do sujeito pré-verbal e no ensino de gramática nas escolas.

Published

2019-12-30