Questions with high adverbial WH-phrases, cartography and the case of interrogatives with ‘como assim’ in BP

Authors

  • Simone Lúcia Guesser Universidade Federal de Roraime (UFRR) http://orcid.org/0000-0002-0064-9251
  • Raquel Sousa Universidade Estadual de Campina (UNICAMP)
  • Flore Kédochim Universidade Federal de Roraime (UFRR)

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n3a28567

Keywords:

Cartography, Wh-Interrogatives, Como Assim, Incredulity, Speech Act.

Abstract

This work deals with questions containing high adverbial wh-phrases, discussing the main cartographic analysis proposed for these sentences and the syntactic and interpretive properties of interrogatives with incredulity como assim in Brazilian Portuguese (BP). Sentences with como assim can present four readings: a causal reading, a purpose reading, an elucidative reading and an incredulity reading. We assume that sentences with the incredulity reading involve an I-REQUEST operator (in terms of KRIFKA, 2012), since they do not act as a request of information from the speaker, but rather as a request of confirmation, from the hearer, of the content of his/her previous utterance. In these contexts, como assim conveys, as part of its pragmatics, an expression of the speaker's incredulity about the possibility of confirmation, from his interlocutor, of the assertion previously uttered. Incredulity como assim is a Speech Act, therefore cannot occur in embedded contexts. Furthermore, since como assim is externally merged in a high position, in Spec of IntP, it is insensitive to negation and cannot occur in situ.

 

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DOI: http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n3a28567

Author Biographies

Simone Lúcia Guesser, Universidade Federal de Roraime (UFRR)

Possui graduação em Letras-Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), mestrado em Linguística pela Universidade de Siena (2007) - reconhecido como mestrado em Linguística e Semiótica pela USP -, pós-graduação em Ciências Cognitivas (Universidade de Siena - 2008) e doutorado em Informática, Lógica Matemática e Ciências Cognitivas (Universidade de Siena - 2011) - reconhecido como doutorado em Linguística e Semiótica pela USP. Seus interesses de pesquisa incluem teoria e análise gramatical - com foco na sintaxe do português brasileiro e demais línguas românicas-, aquisição da linguagem e relação entre teoria gramatical e ensino. É tutora do PET-Letras/UFRR, coordenadora do LEGAL/PPGL-UFRR (Laboratório de Estudos sobre Gramática e Aquisição da Linguagem) e coordenadora do Grupo de Trabalho em Teoria da Gramática da ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística; http://anpoll.org.br/gt/teoria-da-gramatica-gttg/), no biênio 2018-2020. Faz parte, desde 2014, do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Teoria da Gramática e o Português Brasileiro" (UFSC).

Raquel Sousa, Universidade Estadual de Campina (UNICAMP)

É mestranda em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas e graduada em Letras Português- Inglês pela Universidade Federal de Roraima. Foi participante do Programa de Ensino Tutorial (PET-Letras), e pesquisadora no Laboratório de Estudos sobre Gramática e Aquisição de Linguagem (LEGAL), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Letras da UFRR (PPGL). Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Língua Inglesa. Seus interesses de pesquisa incluem teoria e análise gramatical, com ênfase na sintaxe de interrogativas no português brasileiro (PB) e aquisição da linguagem.

Flore Kédochim, Universidade Federal de Roraime (UFRR)

É graduada em Letras Português-Francês pela Universidade Federal de Roraima. Participou do Programa de Ensino Tutorial (PET) e desenvolveu um estudo comparativo nas interrogativas do português brasileiro e do francês no Laboratório de Estudos Gramaticais e Aquisição de Linguagem (LEGAL). Foi presidente da Associação dos Professores de Francês e Francófilos de Roraima (APFRR) de 2014 até 2018. É tesoureira dessa mesma associação.

Published

2019-12-30