Gradual and abrupt changes: reflections on Brazilian sign language fingerspelled and compound signs in a constructional usage-based approach

Authors

  • Roberto de Freitas Junior Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Uiversidadedo Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ)
  • Lia Antunes Soares Abrantes Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • João Paulo da Silva Nascimento Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Ruan Sousa Diniz Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Uiversidadedo Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2020.v16n3a36378

Keywords:

Fingerspelled signs, Compound signs, Constructionalization, Libras.

Abstract

The constructionalization of fingerspelled and compound signs of Brazilian Sign Language (Libras) is discussed in this article. Therefore, under the perspective of Usage-based Linguistics (UBL), we adopted the Usage-based Construction Grammar framework (GOLDBERG, 2006; HILPERT, 2014; PEREK, 2015; BYBEE, 2008, 2010), which considers the construction to be the smallest unit of linguistic knowledge, in order to contemplate the way in which new signs are formed in this language, via constructionalization (TRAUGOTT; TROUSDALE, 2013). We then discuss the formation, fixation and change, that is, the way spelled and compound signs are incorporated into the system, via product constructionalization and process constructionalization, as proposed in Cezário & Alonso (2019). Thus, we approach cases of lexical constructionalization in Libras, by abrupt or gradual formation, in addition to aspects related to the phenomenon, such as the role of language borrowing, constructional changes, frequency and the dimensional roles of productivity, schematicity and compositionality of such items. We therefore defend constructionalization as an itemchange and formation process and illustrate that it explains the emergence of new lexical constructions, arising from the processes of typing and morphological composition, as they become new representations stored in the constructicon.

Author Biographies

Roberto de Freitas Junior, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Uiversidadedo Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ)

Graduado em Português/Inglês pela UFRJ, com especialização em Língua Inglesa pela PUC-Rio e mestrado e doutorado em Linguística pela UFRJ. Diretor Adjunto de Cultura e Extensão da FL/UFRJ; Membro do Colegiado de Extensão da FL/UFRJ; Professor Adjunto de Estudos Linguísticos do Dpto de Letras-Libras/UFRJ. Professor colaborador do Programa de Pós Graduação em Linguística da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UERJ/FPP. Interessado em estudos sobre a representação cognitiva, como L1 e L2, do PB, da LIBRAS e do Inglês, com ênfase na interface estrutura argumental/informacional e à luz da Gramática das Construções Baseada no Uso (GCBU). Coordenador do Núcleo de Estudos Sobre Interlíngua e Surdez (NEIS/UFRJ) e professor pesquisador do grupo Discurso & Gramática (D&G/UFRJ). https://orcid.org/0000-0001-6237-1040

Lia Antunes Soares Abrantes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Letras pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Mestre em Linguística e Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atualmente é Professora Adjunta do Setor de Estudos Linguísticos do Departamento de Letras-Libras. Desenvolve pesquisa sobre os seguintes temas: efeitos de processos cognitivos e metodológicos sobre nativos e não nativos durante processos de aquisição/aprendizagem de línguas, descrição do português do Brasil como L2 para estrangeiros e surdos, leitura e produção de textos e avaliação de proficiência oral e escrita.

 

João Paulo da Silva Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Aluno especial do Mestrado em Estudos Linguísticos do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPLIN-UERJ/ 2020-1), possui aperfeiçoamento acadêmico em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (2019) e encontra-se no último período do curso de Licenciatura em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa, na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FL-UFRJ). Pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos sobre Interlíngua e Surdez (NEIS-UFRJ), ao Grupo de Estudos Discurso & Gramática (D&G-UFRJ) e ao projeto Variação Fonético-Fonológica e Aquisição de Linguagem: Reflexos na Escrita, dedicando-se a investigações em Teoria e Análise Linguística, com ênfase em Aquisição de Segunda Língua em perspectiva cognitivo-funcional e em descrição do Português do Brasil utilizado por nativos e não nativos e da Libras à luz do modelo construcional da Gramática. Na FL-UFRJ, é monitor chefe/colaborador de Redação e Oficina de Língua Portuguesa (CLAC/ 2020) e de Fundamentos da Linguística (Departamento de Linguística e Filologia/ 2020), assim como já foi monitor de Morfossintaxe da Língua Portuguesa (Departamento de Letras Vernáculas/ 2019), de Compreensão e Produção Oral em Língua Portuguesa para Estrangeiros (PEC-G/ 2019) e de Aspectos da Produção de Textos em Português como L2 (Departamento de Letras-Libras/ 2018). Além disso, integra o quadro de docentes estagiários do Departamento de Educação Básica do Instituto Nacional de Educação de Surdos, atuando em turmas de ensino fundamental II e ensino médio com Língua Portuguesa como L2 e Literatura Brasileira (2019 - atual). Suas principais áreas de interesse e atuação são: Linguística Funcional Centrada no Uso; Aquisição de Linguagem; Sintaxe Construcional; Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa como Língua Adicional; Aquisição e ensino de PBL2 por/para surdos; Produção de Materiais Didáticos para o ensino de PBL2; Abordagens experimentais em Gramática de Construções Baseada no Uso; e Estudos Interdisciplinares em Linguística Aplicada. Ultimamente, tem publicado artigos nas áreas de Linguística, Literatura e Educação em periódicos científicos. Dentre as recentes produções, destaca-se a organização e autoria da obra "Aprendizes surdos e escrita em L2: reflexões teóricas e práticas" (ISBN: 978-85-93470-04-2), juntamente com Lia Abrantes Antunes Soares (UFRJ) e Roberto de Freitas Jr (UFRJ).

 

Ruan Sousa Diniz, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Uiversidadedo Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ)

Mestrando em Estudos Linguísticos, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Atualmente é professor substituto na UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, lecionando as disciplinas Metodologia Científica, Elaboração do Trabalho Monográfico, Fundamentos da Educação Bilíngue para Surdos, Libras II - Fundamentos da Fonética e da Fonologia e Libras VIII - Libras Acadêmica e Laboratório de Tradução e Interpretação III e IV dos cursos de bacharelado e licenciatura em Letras-Libras e Elaboração de Trabalhos Acadêmicos e Aspectos Morfossintáticos da Libras do curso de pós-graduação lato sensu em Libras: ensino, tradução e interpretação. Professor convidado do curso de pós-graduação lato sensu Interculturalidade e Descolonização na Educação de Surdos, do Instituto Nacional de Educação de Surdos, para a disciplina Formação de Tradutores numa Visão Intercultural. Experiência em tradução e interpretação da Libras para o Português no contexto midiático na TV INES. Servidor público, no cargo de tradutor e intérprete de Libras na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Linguística e Tradução, com ênfase em tradução e interpretação de Português para Libras e vice-versa. Experiência em interpretação simultânea de peças teatrais, congressos nacionais e internacionais, palestras de diversos ramos e interpretação de eventos, além de tutoria em cursos de graduação da UNIASSELVI e docência no ensino superior, disciplina de Libras, do Instituto INFNET. Atuou também como professor formador (bolsista) no curso online de Pedagogia do INES.

Published

2020-12-30