Language policies and interculturality in university education for indigenous peoples: the Ecuador-Brazil case

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19nSup.a59414

Keywords:

Política multicultural e linguística. Educação superior. Inclusão.

Abstract

This study analysed the theoretical foundations and policies governing access to multicultural and linguistic higher education for indigenous peoples in Ecuador and Brazil; it sought to find out how effective the educational systems are and how the institutions are applying inclusion processes. The research has a qualitative approach, with a phase characterised by bibliographical-documentary research. A theoretical framework is presented on the context of multicultural education; after a comparative analysis, an attempt was made to find out the characteristics of the management and political bases of higher education. The data was collected using instruments and techniques such as bibliographic-documentary records and criteria analysis matrices; the information was obtained from sources such as academic papers, official documents, institutional websites and other sources. It was noted that in Brazil, the Law of Guidelines and Bases of National Education-LDB has become a national curricular reference for bilingual and intercultural school education; and also in Ecuador, there is the Organic Law of Intercultural Education- LOEI, which creates spaces for dialogue between teaching and traditional knowledge. Both countries have inclusion programmes and policies for scholarships and/or quotas for indigenous or Afro-descendants.

Author Biographies

Yamil Doumet, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

DÉ Doutor em Patrimônio e Território na Universidade de Córdoba UCO-Espanha; atualmente também é Bolsista (CAPES)-Doutorando no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem PPGEL- Universidade Federal de Mato Grosso UFMT Brasil. Mestre em Turismo e Planejamento ecológico (UAE- Equador). É especialista em Docência-Superior (ICE- Brasil). Possui estudos em Administração Turística e Hotelaria (Universidade Laica Eloy Alfaro de Manabí-Equador-2003). É Bacharel em Turismo-(Faculdades Integradas Cândido Rondon-Brasil -2008). Foi professor- Pesquisador da Escola Superior Politécnica Agropecuária de Manabí ESPAM-Equador. Registrado como pesquisador da Secretaria Nacional de Pesquisa-Educação do Equador (SENESCYT). Consultor independente, realizando várias consultorias e projetos de Planos de Manejo ecoturístico em várias unidades de conservação para Municípios locais no Equador. É Guía de Turismo Naturalista-Pantanal-MT-Brasil.

Rogério Vicente Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Graduação em Letras: Habilitação em Linguística, pela Universidade de São Paulo (1994), Mestrado em Linguística, pela Universidade Estadual de Campinas (2001), Doutorado em Linguística, pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2013) e pela Universidade Estadual de Campinas (2016). Durante 1995 a 1998, atuei como pesquisador/bolsita no Museu Paraense Emílio Goeldi e no IRD/Cayenne (Guiana Francesa), como apoio do Instituto francês de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD). Tenho atuado como professor desde 2006 nos cursos de Letras Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus Três Lagoas e entre 2014 a 2021 como docente na Lincenciatura Intercultural Indígena "Povos do Pantanal" e Letras, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus Aquidauana. Desde 2022 sou docente da Universidade Federal de Mato Grosso, no Instituto de Linguagem, me tornando professor Titular em 2023. As principais áreas de atuação são Teoria Linguística e Descrição Linguística, nos seguintes temas: Análise de Línguas indígenas (família Pano e Arawak), Análise de Linguística de Língua de Sinais e Português como Língua de Acolhimento. Os projetos finaciados desenvolvidos foram: Língua Ofayé: um estudo lexicográfico (Edital MCT/CNPq 03/2008 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas) e A Língua Kulina (família Pano) em perígo de extinção: análise e documentação (Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES n 02/2010 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas). Atualmente tenho Coordenado do Posto de Aplicação do Celpe-Bras/UFMT e o Exame de Proficiência de Línguas estrangeiras e adicionais, da UFMT. Como docente convidado, fiz parte do Programa Mais Medicos (MEC/Min. da Saúde), com missões em Cuba, entre os anos 2017 e 2018. Desde 2007 tenho atuado nos cursos de Pós-graduação (UFMS de 2007 a 2021 e na UFMT de 2022 até atualmente) ministrando disciplinas de Tipologia e Morfossintaxe, orientando em Descrição linguística e Políticas Linguísticas.

Published

2023-12-15