From hate speech and xenophobia to linguistic welcoming actions implemented by universities in Roraima

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19n3a59576

Keywords:

Discursos de ódio e de xenofobia, Acolhimento linguístico e humanitário, Migração de crise.

Abstract

The migratory flow of Venezuelans to the Brazilian state of Roraima has intensified since 2015. This has led to an increase in hate speech and xenophobia being reported in the media. This article aims to analyze the online comment sections of these media reports, as they provide examples of violations of humanitarian and linguistic rights. The perpetuation of these violations dates to the establishment of the system of linguistic colonization in Brazil (Neves; Gregolin, 2021). The theoretical framework is provided by Discourse Analysis, with contributions from Michel Foucault, in dialogue with Indisciplinary and Transgressive Applied Linguistics (Moita Lopes, 2006), as well as Linguistic Policies and Rights (Abreu, 2022; Castelano Rodrigues, 2018). This research employs the arqueo-genealogical method of understanding discourse as being subjected to a certain discursive order, since control of what is said and how it is said is subordinate to historical processes (Foucault, 2006). To achieve our goal, our study analyzed comments on news articles regarding Venezuelans’ migration to Roraima, specifically those on the UOL news website. Finally, we discuss the acceptance initiatives implemented by the State University of Roraima (UERR) and the Federal University of Roraima (UFRR). The results of said initiatives demonstrate a stereotype deconstruction movement related to the Venezuelan language and culture, as well as the appreciation of Roraima as a multi/plurilingual state.

Author Biographies

Marcus Vinícius da Silva, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Professor Efetivo da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico de Língua Portuguesa e Língua Espanhola do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima - (CAp/ UFRR). Doutorando em Linguística e Língua Portuguesa, com foco em Análise do Discurso, com contribuições de Michel Foucault pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/ Araraquara); Mestre em Letras Neolatinas (Estudos Linguísticos em Língua Espanhola) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Especialista em Leitura e Produção de Textos pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Cora Elena Gonzalo Zambrano, Universidade Estadual de Roraima (UFRR)

Doutora em Estudos Linguísticos (UFMG) e Mestre em Letras (UFRR), na área de Linguística Aplicada, com pesquisas sobre questões de fronteira e migração. Professora do curso de Letras da Universidade Estadual de Roraima desde 2009. Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRR. Tem experiência em ensino de Espanhol e Português como língua adicional. Realiza pesquisas referentes ao Português como Língua Adicional (PLA), com foco na interculturalidade, nas políticas linguísticas e na formação de professores de línguas. É líder do grupo de pesquisa Português como Língua Adicional em Roraima (CNPQ/UERR). É membro do grupo de pesquisa IndisciPLAR: Português como Língua Adicional em perspectiva indisciplinar (UNICAMP). É membro do grupo de pesquisa Estudos Críticos sobre Linguagens, Letramentos e Educação (UFMG). Coordena a Especialização em Ensino de Línguas da UERR. Coordena os cursos de Extensão de Ensino de Línguas Adicionais da UERR. Coordenou o curso de Português para Estrangeiros da UERR, no Campus de Pacaraima, de 2012 a 2017. Coordena os cursos de Extensão de Português para Imigrantes em Boa Vista desde 2017. É coordenadora do curso de Letras da UERR desde 2020.

Alan Ricardo Costa, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Professor Adjunto do Centro de Comunicação, Letras e Artes (CCLA) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Doutor em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), com bolsa CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Mestre em Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), também com bolsa CAPES. Especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras), pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), e em Educação a Distância/Tecnologias Educacionais, pelo Centro Universitário Cesumar. Graduado em Letras - Espanhol e literaturas de língua espanhola, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Líder do GITEA: Grupo de Investigações sobre Tecnologias, Ensino e Aprendizagem (UFSM/CNPq). Na UFRR, coordena o Laboratório Imprimatur (LABIM) e atua no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL).

Published

2023-12-15