Considerations on the linguistic diversity of Libras: a minority language

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19nSup.a60309

Keywords:

Libras. Diversidade Linguística. Língua minoritária. Comunidade Surda.

Abstract

Brazilian Sign Language (Libras) presents a rich linguistic diversity, reflecting regional, social and cultural variations within the Brazilian Deaf Community. This diversity is observed in the differences in signs, gestures and facial expressions used in different regions of the country, as well as in the social and cultural influences that shape language. This linguistic diversity is a characteristic of minority languages, emphasizing the importance of recognizing, valuing and promoting the inclusion of Libras as an independent and complete language. The understanding of the linguistic diversity of Libras contributes to a more effective and respectful communication with the Deaf Community, promoting a more inclusive society and valuing the richness of linguistic diversity.

Author Biographies

Gláucio de Castro Júnior, Universidade de Brasília (UnB)

Professor do Magistério Superior do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas - LIP do Instituto de Letras - IL da Universidade de Brasília - UnB, trabalha com a pesquisa da Linguística da Língua de Sinais, relacionando-a com os estudos da Variação Linguística da Libras, no registro de sinais-termo, produção de materiais didáticos e outras obras lexicográficas em busca da Acessibilidade Linguística e efetiva inclusão no Laboratório Núcleo de Estudo e Pesquisa da Variação Linguística da Libras (Núcleo Varlibras), da Universidade de Brasília - UnB e atualmente é também coordenador do Núcleo de Ensino de Libras (UnBLibras) na Universidade de Brasília. Tem Graduação - Licenciatura em Ciências Biológicas, Graduação - Bacharelado em Ciências Biológicas, Graduação - Licenciatura em Letras-Libras. Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar pela Universidade de Brasília (UnB) e Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Tem Graduação - Licenciatura em Letras-Português e respectivas literaturas pela Universidade de Brasília (UnB). Licenciando em Pedagogia na Universidade de Brasília - UnB. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguística da Libras - GEPLIBRAS (CNPq/UnB) e Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa da Saúde em Libras - GEPSLIBRAS (CNPq/UnB). Foi coordenador do Curso de Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira/Português como Segunda Língua do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas - LIP do Instituto de Letras - IL da Universidade de Brasília - UnB. Realizou seus estudos de pós-doutoramento na Universidade Católica Portuguesa - UCP em Lisboa - Portugal e na Universidade Federal da Bahia.

Gildete da S. Amorim Mendes Francisco, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Ciências e Biotecnologia - na Universidade Federal Fluminense com Mestrado em Ciências da Saúde e Meio Ambiente . Professora Adjunta do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (GLC) do Instituto de Letras e do Instituto de Saúde Coletiva – HUAP da Universidade Federal Fluminense – Possui Pesquisa com Glossário Multilíngue de Saúde e Biossegurança em 2D. Fonoaudióloga, atua como coordenadora da Extensão Libras em Saúde com produção de materiais bilíngues , possui projeto de pesquisa em Glossário Bilíngue Saúde da Mulher .Coordena o Núcleo de Estudos em Diversidade e Inclusão- NUEDIS . Atualmente coordena o Curso de Libras em Saúde e coordena a Liga Acadêmica Libras em Saúde –LALS e é integrante do Laboratório - Health, Science & Education – Fab Lab e Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa da Linguística da Libras – GEPSLIBRAS cadastrado no diretório do CNPq.

Daniela Prometi, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Linguística e Mestra em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), com enfoque de pesquisa na Língua de Sinais Brasileira (LSB) e na Lexicologia, Lexicografia, Terminologia e Terminografia das Línguas de Sinais. Graduada em Letras-LIBRAS pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Pólo Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Língua Brasileira de Sinais pelo Instituto Eficaz. Possui estágio em docência na área de Libras (UnB). Foi tutora da segunda turma da Licenciatura em Letras-Libras da UFSC, no pólo da Universidade de Brasília. Foi tutora na disciplina de LIBRAS dos cursos de Licenciatura em Letras, Biologia e Geografia (UAB/UNB). Atualmente, é pesquisadora no Laboratório de Linguística de Língua de Sinais (LabLibras) e professora do curso de Libras e do curso de Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira e Português como Segunda Língua (LSB/PSL) do Instituto de Letras - IL do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas - LIP da Universidade de Brasília (UnB).

Published

2023-12-15