Viewpoint and quotation marks in Brazilian Portuguese: analyzing news headlines

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19n2a61469

Keywords:

aspas, ponto de vista, discurso reportado, linguagem figurada

Abstract

This work focuses on the use of quotation marks in Brazilian Portuguese news headlines, drawing on Cognitive Linguistics and, more specifically, Mental Spaces Theory (FAUCONNIER, 1994, 1997; FAUCONNIER; TURNER, 2002). Based on the discourse primitive of Viewpoint (CUTRER, 1994; DANCYGIER; SWEETSER, 2012), a unified explanation for the phenomenon is proposed, arguing that the use of quotation marks indicates Viewpoint shift in the mental spaces network established as discourse unfolds. In particular, the analysis shows that the use of quotation marks to indicate Viewpoint shift can occur in two main contexts: (i) from the Base/Ground space to a reported speech space (direct speech and partial direct speech); (ii) from the Base/Ground space to a more implicit Metalinguistic space in the Basic Communicative Spaces Network (BCSN), in the case of metaphorical and/or metonymic processes.

Author Biographies

Lilian Ferrari, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/University of Southern California, Los Angeles/(1994), e Pós-doutorado na University of California, Berkeley (2006), sob supervisão da Profa. Dra. Eve Sweetser. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Linguística e Filologia e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do qual foi coordenadora no período de 2003-2007. Atua, desde 1995, na área de Linguística Cognitiva e, desde 2003, lidera o LINC-UFRJ (Laboratório de Pesquisas em Linguística Cognitiva), no qual desenvolve pesquisas sobre o Português Brasileiro, o Português Europeu e o Inglês, orientando trabalhos de IC, Mestrado e Doutorado, além de supervisões de pós-doutorado. As pesquisas enfocam construções gramaticais - em especial, construções sintáticas complexas (condicionais e completivas), construções de estrutura argumental e construções lexicais (em especial, dêiticos sociopessoais e locativos). As construções investigadas são relacionadas a processos de construção de significado que envolvem subjetividade/intersubjetividade, figuratividade (processos metafóricos e metonímicos) e multimodalidade (gestos e recursos multimodais).É autora, coautora e organizadora de várias publicações nacionais e internacionais, entre as quais se destacam os livros "Espaços mentais e construções gramaticais: do uso linguístico à tecnologia" (Rio de Janeiro, 2009, org.), "Introdução à Linguística Cognitiva" (Ed. Contexto, 2011), "A Linguística no Século XXI: convergências e divergências no estudo da linguagem" (Ed. Contexto, 2016, em coautoria com Aniela I. França e Marcus Maia), "Linguística Cognitiva: da linguagem aos bastidores da mente" , vol. I (Álvaro e Ferrari, 2016, org.), "Linguística Cognitiva: linguagem, pensamento e cultura", vol, II (Álvaro e Ferrari, 2017, org.), e "Palavra, gesto e imagem sob a perspectiva da Linguística Cognitiva"(Ferrari, 2021, org.)

Diogo Pinheiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

É doutorado em Linguística e mestrado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professor Adjunto da UFRJ, membro titular do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFRJ e um dos coordenadores do LinC (Laboratório de Linguística Cognitiva). No primeiro semestre de 2023, atuou como Pesquisador Visitante na Universidade de Lancaster (Reino Unido), onde realizou estágio de pós-doutoramento desenvolvendo pesquisa sobre construções idiomáticas de intersubjetividade. Com atuação inserida no campo da Linguística Baseada no Uso (Linguística Cognitiva, Gramática de Construções, modelos baseados no uso), interessa-se principalmente pelos seguintes temas: (1) construções de intersubjetividade; (2) Linguística Baseada no Uso e ensino; e (3) relação entre semântica cognitiva e Gramática de Construções.

Published

2023-08-05