Diachrony of text construction processes in reader’s letters published in the state of São Paulo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2024.v20n1a62794

Abstract

This paper is developed within a diachronic approach that has been formulated as part of the Project for the History of Brazilian Portuguese. Such approach is based on Textual-Interactive Perspective and focuses on the diachronic study of text construction processes. The purpose of the article is to describe how the processes of topic organization, parenthetical insertion and repetition evolve in reader’s letters published in São Paulo State, and to propose a hypothesis according to which the diachrony of these processes is related to a historical change in the purpose and the style of such letters. The corpus is composed of letters published in newspapers, in the 19th and 20th centuries. The results show the following changes in these processes: expressive reduction in the percentage use of interpellation, a topic unit by which a writer makes a request to an addressee; drastic decline in the incidence of parentheses with focus on the interlocutor; strong decrease in the frequency of predominantly interactive repetitions. In addition, the results suggest that: the letters move from the purpose of discussing a subject as basis for a request to the purpose of discussing a subject in order to express opinion; the letters change from a more interactive style to a less interactive one. These two changes are argued to be among the motivations of the changes in the textual processes under analysis. By correlating these processes with purposes and interactive behaviors of the letters, the paper elucidates the intrinsic relationship that holds between language and intersubjectivity.

Author Biographies

Eduardo Penhavel, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Possui graduação em Licenciatura em Letras (com habilitação em português e francês) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Por essa universidade, obteve também o título de mestre em Estudos Linguísticos, desenvolvendo sua dissertação especificamente na área de Gramática Funcional. É doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com tese defendida na área de Linguística Textual, tendo desenvolvido parte da pesquisa de doutorado na Universidade de Boston, EUA. Atualmente, é professor da UNESP, campus de São José do Rio Preto, onde trabalha nos cursos de Licenciatura em Letras e Bacharelado em Tradução e nos cursos de Mestrado e Doutorado em Estudos Linguísticos. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Textual e Gramática Funcional, atuando principalmente nos seguintes temas: organização tópica, marcadores discursivos, diacronia de processos de construção textual, Gramática Textual-Interativa e atos discursivos interativos.

Alessandra Regina Guerra, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Possui graduação em Licenciatura em Letras (português/italiano) e mestrado e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Sua formação e atuação em Linguística focalizam o campo da análise funcional de língua falada e escrita, abrangendo o estudo de fenômenos gramaticais e textuais, tanto em perspectiva sincrônica, quanto diacrônica. Sua dissertação de mestrado situa-se na interface entre Gramática Funcional e Linguística Textual, tratando do funcionamento de marcadores discursivos e do processo de organização tópica. Sua tese de doutorado promove uma articulação entre a Gramática Discursivo-Funcional e a Linguística Histórica, ao descrever diacronicamente a propriedade da transparência linguística no português, analisando sua manifestação no processo de expressão do sujeito gramatical. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: organização tópica, marcadores discursivos, descrição funcional do português, sujeito gramatical, variação e mudança linguística. É membro do Núcleo de Pesquisas em Sociolinguística de Araraquara, grupo de pesquisa sediado na UNESP, campus de Araraquara.

Joceli Catarina Stassi-Sé, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

É licenciada em Letras Português e Inglês pela Universidade Estadual Paulista - IBILCE/UNESP (2000) e é Mestre em Estudos Linguísticos pela mesma universidade (2003). Obteve o título de Doutora em Estudos Linguísticos pelo IBILCE/UNESP (2012). Cursou doutorado sanduíche na Universiteit van Amsterdam (Amsterdam, Holanda), nas áreas de Teoria e Análise Linguística e Aquisição de Segunda Língua. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), lotada no Departamento de Metodologia de Ensino (DME), onde atua na graduação, nas disciplinas de Didática Geral e de Estágio Supervisionado e orientação para a prática profissional em Língua Inglesa 1 e 2 e no PIBID/UFSCar, como coordenadora de núcleo em subprojeto. Atua na pós-graduação como professora colaboradora no Programa de Pós Graduação em Linguística PPGL/UFSCar, na linha de pesquisa "Descrição, análise e processamento automático de línguas naturais". Tem interesse na área de Linguística e Educação, com ênfase em Teoria e Análise Linguística e Linguística Aplicada e em Formação Inicial, atuando nos seguintes temas: gramática discursivo-funcional, perspectiva textual-interativa, aquisição de segunda língua, ensino e aprendizagem de língua estrangeira e de língua materna, e estágio obrigatório supervisionado.

Michel Gustavo Fontes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

É graduado em Letras (Licenciatura, com habilitação em Português e Espanhol), Mestre e Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), câmpus de São José do Rio Preto. É Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), câmpus de Três Lagoas (CPTL), onde atua, na graduação, junto às disciplinas da área de língua espanhola e, na pós-graduação, junto à linha de pesquisa de Análise e Descrição de Línguas. Tem experiência na área de Teoria e Análise Linguística, especialmente na linha de descrição funcional de línguas, trabalhando, particularmente, com o funcionalismo de linha holandesa (Gramática Discursivo-Funcional) e com temas como: distinção léxico/gramática, mudança linguística, ordenação de constituintes e articulação de orações. Membro do Grupo de Estudos Sociofuncionalistas (UFMS).

Solange de Carvalho Fortilli, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduada em Letras (Português-Francês) pela Universidade Estadual Paulista, Mestre e Doutora em Estudos Linguísticos pela mesma Instituição. É professora adjunta do câmpus de Três Lagoas da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, onde atua no ensino de graduação nas áreas de Morfologia e Sintaxe da Língua Portuguesa. Em nível de pós-graduação, compõe o quadro docente do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e é responsável por disciplinas referentes à análise gramatical do português e à variação linguística e pela orientação de dissertações a elas relacionadas. Integrante também do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Grupo de Estudos Sociofuncionalistas (GESF), desenvolve, sobretudo, os temas mudança linguística, gramaticalização, mudança construcional e subjetivização.

Published

2024-04-21