A preliminary proposal for the formalization of subject doubling in PB

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2024.v20n3a65412

Abstract

For at least 50 years, investigations about subject doubling constructions have gained prominence in the linguistic studies agenda of Brazilian Portuguese (PB), substantially motivated by the seminal work by Pontes (1987). These constructions were then labeled by the author as ‘Left Dislocation’ of the subject, following Ross (1967). More recently, theoretical works within the generative framework have revealed that the structures falling under this label do not exhibit uniform behavior. Through the lens of the cartographic approach, Quarezemin (2017, 2019) argues that there are two types of doubling: in one, the initial DP freezes in an A’ position; in the other, however, the DP resides in an A position. In Krieck’s work (2022), which, like Quarezemin (2017, 2019), relies on cartographic assumptions, we find a refined attempt at modeling PB doubling, based on Cardinaletti (2004). In an alternative path to cartography, this paper proposes a preliminary formalization for such constructions in PB, based on Miyagawa’s feature inheritance system (2010, 2017). The conclusions we reach indicate that, while it may have potentially satisfactory empirical coverage, the proposed algorithms also reveal some limitations.
Keywords: Subject doubling. Feature inheritance system. Brazilian Portuguese.

 

Author Biographies

Eduardo Patrick Rezende dos Reis, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Sou graduado em Letras Português-Latim pela Faculdade de Letras (UFRJ) e mestre em Língua Portuguesa pelo PPGLEV (UFRJ), sob a orientação da Prof Dr Maria Eugênia Lammoglia Duarte. Atualmente, sou doutorando pelo mesmo programa de Pós-Graduação, orientado pela Prof Dr Maria Eugenia Lammoglia Duarte e coorientado pela Prof Dr Cilene Aparecida Nunes Rodrigues. No decorrer do meu percurso acadêmico, tenho investigado a expressão do sujeito pronominal de referência definida e as construções com o redobro do sujeito no Português Brasileiro, Europeu e Africano em amostras da fala, a fim de estabelecer análises contrastivas, com o objetivo de (a) encontrar evidências que comprovem a remarcação do Parâmetro do Sujeito Nulo no PB, bem como os efeitos colaterais relacionados a ela; (b) confirmar, nas variedades europeias, o estatuto de língua de sujeito nulo consistente (Roberts; Holmberg, 2010); (c) mapear se (e em que nível) as variedades africanas apresentam comportamentos semelhantes aos do PB e do PE. Tenho interesse na área da Linguística, com ênfase em: (a) Teoria Gerativa (referente à Fonologia e à Sintaxe); (b) Teoria da Variação e Mudança; e, ainda, (c) "Linguística de Corpus".

Maria Eugênia Lammoglia Duarte, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Titular da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, aposentada em 30 de junho de 2023. Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia Santa Marcelina (1969), mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986) e doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atua na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e Teoria e Análise Linguística, principalmente em estudos de variação e mudança sintática envolvendo o sistema pronominal das gramáticas do português em suas modalidades falada e escrita. Participa dos projetos PEUL (Programa de Estudos sobre o Uso da Língua) - fala popular, NURC-RJ - Norma Urbana Culta-RJ, PHPB (Para a História do Português Brasileiro) e România Nova. Orienta teses e dissertações em sintaxe comparativa, relacionadas (a) à representação do sujeito pronominal (no português, no espanhol e no italiano; (b) à redução do quadro de clíticos de terceira pessoa no PB e as estratégias para sua substituição; (c) à ordem dos constituintes, incluindo VS/SV em declarativas e interrogativas, e (d) às chamadas construções de tópico marcado e tópico-sujeito. Os projetos desenvolvidos com o apoio do CNPq e os trabalhos orientados têm utilizado amostras sincrônicas e diacrônicas do PB (para investigações no âmbito do PEUL, NURC e PHPB), do PE, com amostras recolhidas pertencentes ao Corpus de Referência do Português Fundamental e do Projeto Concordância. e, mais recentemente, do espanhol peninsular e americano, com vista a estudos comparativos no âmbito do projeto România Nova, coordenado no Brasil por Mary A. Kato. O suporte teórico utilizado vem da conjugação do modelo de estudo da mudança proposto por Weinreich, Labov e Herzog (1968) - a Teoria da Variação e Mudança - com uma teoria formal da linguagem proposta no âmbito da sintaxe gerativa - a Teoria de Princípios e Parâmetros (Chomsky 1981), uma perspectiva iniciada no Brasil por Fernando Tarallo e Mary A. Kato nos anos 1980. Essa teoria formal possibilita levantar os grupos de fatores estruturais que restringem a implementação da mudança e hipóteses relativas ao encaixamento da mudança no sistema linguístico - ou seja, relacionar fenômenos superficiais, aparentemente independentes e atribuídos a causas distintas, a uma mudança única gramatical subjacente. Seu projeto CNPq em desenvolvimento analisa os efeitos da mudança na remarcação do Parâmetro do Sujeito Nulo na posição estrutural do sujeito de sentenças impessoais.

Published

2024-12-28