Interview with Ana Müller: a career guided by the love of research and the expansion of Formal Semantics in Brazil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2024.v20n3a66962

Abstract

Ana Lúcia de Paula Müller, professor “Livre Docente” at the Department of Linguistics at USP is a formal semanticist dedicated to the semantics of Brazilian indigenous languages, to the semantics of Portuguese and to the applications of semantics to teaching. She is among the founders of the area of ​​studies of Formal Semantics, in the line of Partee (1986), Heim and Kratzer (1998) in Brazil. She organized the very first Workshop on Formal Linguistics as well as many other editions, and was honored by the fourteenth edition, the XIV Workshop on Formal Linguistics, which took place in 2024, in Rio de Janeiro (UFRJ). In this interview, she talks about her journey and shares with us her ideas about her current fields of investigation.

Author Biographies

Ana Müller, Universidade de São Paulo (USP)

Sou graduada em Física pela Universidade de São Paulo (1985), possuo mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1989) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Defendi minha livre-docência em 2015. Realizei estágios de pós-doutorado na Universidade de Massachusetts (2000), na Universidade de Paris 8 (2018) e na Universidade Federal do Paraná (2024). Fui visitante na Universidade de British Columbia (2005), na Universidade de Paris 8 (2009), na Universidade de Paris 7 (2010 e 2012) e na Universidade Hebraica de Jerusalem (2013 e 2014).Desde 1998 sou docente do Depto. de Linguística da Universidade de São Paulo. Tornei-me Professora Titular em 2023. Atuo nas seguintes áreas: semântica formal, semântica de línguas indígenas brasileiras e semântica e ensino.

Ana Paula Quadros Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LEV/FL/UFRJ). Membro permanente do corpo docente da Pós-graduação em Linguística (UFRJ), da Pós-graduação em Letras Vernáculas (UFRJ) e do Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas - PROFLLIND (Museu Nacional/UFRJ). Com pós-doutorado em Letras na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Com pós-doutorado no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo (USP), com bolsa Fapesp. Doutorado e mestrado em Linguística pela USP, como bolsista do CNPq e da Fapesp. Bolsa-sanduíche (Capes) na Universidade de Massachusetts. Graduada em Linguística (USP), com bolsa de Iniciação Científica do CNPq. Coordenadora do Projeto de Extensão Ações de Combate ao Preconceito Linguístico (UFRJ), que inclui a ação ME KUN#298; UMARI: em rede pelos direitos linguísticos (a Voz Mebêngôkre) e do Lambda - Laboratório de Análises, Materiais, Bibliografias, Descrições e Aprendizagens em Semântica Gramatical (UFRJ). Pesquisa a semântica das línguas naturais, especialmente a das minorizadas e sub-representadas, e a do Português do Brasil. Interessada em defesa de direitos linguísticos, na investigação de universais semânticos, em práticas de divulgação científica e nas contribuições da ciência linguística para o chão da escola, como a preparação de material didático.

Luciana Sanchez Mendes, Universidade Federal Fluminense (UFF)

É professora na Universidade Federal Fluminense (UFF) onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Teórica e Experimental (GEPEX). É membro do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (PosLin/UFF), filiada à linha de pesquisa Teoria e Análise Linguística, com ênfase em Semântica Formal e descrição de línguas sub-representadas. Possui bacharelado e licenciatura em Letras - Português/Linguística (2006) e mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP) (2009). Obteve seu doutorado em Linguística em um programa de cotutela entre a USP e a Université Paris 8 / Vincennes Saint-Denis (2014). Realizou pós-doutorado na Universidade Federal de Roraima (UFRR), na USP e na Universiteit Leiden. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (nível 2) (2022-2025) e do programa Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj (2023-2025). Tem experiência nas áreas de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, Semântica Formal e Descrição de Línguas Indígenas. Como divulgadora da Linguística, coordena o Programa de Extensão Café com Linguística desde 2018 e faz a gerência do perfil @gramatimemes do Instagram

Published

2024-12-28