Kaurna reclamation and re-introduction.
Resumo
Kaurna, a língua das Planícies de Adelaide, foi atingido pelo impacto violento da colonização britânica em 1836. A língua foi sendo perdida ao longo de duas ou três décadas. Felizmente, registros escritos por missionários alemães têm permitido uma notável revitalização da língua Kaurna nos últimos25-30 anos. Kaurna tem, hoje, uma presença audível e visível em Adelaide. O reestabelecimento da transmissão entre gerações está sendo alcançada e há uma forte demanda por professores de Kaurna nas escolas. Na Austrália, Kaurna está na frente dos esforços de revitalização, mostrando o que é possível fazer, a partir de um mínimo de registros e de recursos, para reintroduzir uma língua
adormecida que foi considerada extinta há muito tempo.
Downloads
Publicado
2017-05-31
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)