Entrevi∫ta com Paul Kay
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2018.v14n1a15567Palavras-chave:
Entrevista.Resumo
Paul Kay was one of the founders of the Construction Grammar. Together with the late Charles Fillmore, Paul Kay was responsible for shaping distinguishing aspects of constructionist approaches to grammar. In this interview, this history is revisited, and key aspects of linguistic theory - such as generativism and formalism - are discussed. The Emeritus Professor of Linguistics at the University of California also discusses the turn of Berkeley Construction Grammar towards Sign-Based Construction Grammar. Paul Kay's answers to the following questions couldn't be more in tune with the theory he helped create: beyond simplistic distinctions, he sheds light on both the more general features of Construction Grammar and on the equally relevant peripheral anecdotes that paved the way for the development of the field in the last three decades.
-------------------------------------------------------------------------------------
ENTREVISTA COM PAUL KAY
Paul Kay foi um dos fundadores da Gramática da Construção. Juntamente com Charles Fillmore, Paul Kay foi responsável por moldar os aspectos distintivos das abordagens construcionistas da gramática. Nesta entrevista, essa história é revisitada, e aspectos-chave da teoria linguística - como o gerativismo e o formalismo - são discutidos. O professor emérito de linguística da Universidade da Califórnia também discute a virada da Gramática de Construção de Berkeley para a Gramática da Construção Baseada em Sinais. As respostas de Paul Kay para as seguintes perguntas não poderiam estar mais em sintonia com a teoria que ele ajudou a criar: além das distinções simplistas, ele esclarece as características mais gerais da Gramática da Construção e as anedotas periféricas igualmente relevantes que abriram o caminho para a desenvolvimento do campo nas últimas três décadas.
---
Orignal em inglês.
---
DOI: http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2018.v14n1a15567
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)