A aprendizagem distribucional no português brasileiro: um estudo computacional
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2018.v14n3a21419Palavras-chave:
aquisição da linguagem, aprendizagem distribucional, categorias de palavras, modelagem computacional.Resumo
Neste artigo, tratamos do problema da aprendizagem de categorias de palavras durante o processo de aquisição. Nossa abordagem é computacional: construímos um modelo baseado em Redington et al. (1998) para investigar a informatividade da informação distribucional para a categorização de palavras. Os dados fornecidos ao aprendiz vêm de dois corpora de fala dirigida à criança em português brasileiro. Especifi camente, os experimentos apresentados aqui avaliam a informatividade de várias janelas contextuais relativas a uma dada palavra-alvo, isto é, quais contextos são mais ou menos informativos sobre a categoria de uma palavra. Nossos resultados mostram que contextos locais são altamente informativos e que a informação distribucional é útil como fonte de informação categorial.
---
DOI: http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2018.v14n3a21419
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)