Aquisição do plural irregular no Português Brasileiro: uma abordagem baseada em exemplares
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2020.v16nEsp.a21500Palavras-chave:
aquisição do plural, Teoria de Exemplares, frequência.Resumo
Este artigo apresenta resultados de estudo sobre a aquisição do plural irregular no português brasileiro, especificamente, substantivos terminados em ão e substantivos terminados em ditongo oral decrescente, como em chapéu e lençol. Os dados foram coletados transversalmente, em grupos de participantes de 3 a 12 anos, em escolas públicas e privadas de Belo Horizonte, e analisados sob a perspectiva teórica da Teoria de Exemplares. Os resultados indicaram a relevância de fatores estruturais atrelados aos fatores de uso e relativos à frequência de padrões específicos. Apontaram também a importância da idade, associada ao tipo de escola, no uso do plural.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)