Dâw - Waa dâr tuuw - O caminho dos antepassados
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n1a25566Palavras-chave:
Dâw, Naduhup, Noções espaciais, Eventos de movimentoResumo
Esse artigo apresenta uma análise de uma narrativa contada pela dona Mocita Morães Marques, uma anciã da etnia Dâw (família linguística naduhup). A mobilidade territorial desse povo não se torna apenas visível nas práticas cotidianas marcadas por caminhadas na fl oresta, mas também no discurso. Ou seja, ao conversar com uma pessoa da etnia dâw, o interlocutor se encontra em uma constante trajetória marcada por vários topônimos e referências à lugares que atravessam as histórias. Encontramos nelas, então, ênfases aos eventos de movimento e elementos dêiticos de várias classes que tecem seu conteúdo e localizam os eventos no espaço.
---
DOI: http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n1a25566
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)