Wayoro (Wajuru) - Tuero nderap eriat - A Dona do preparo da chicha
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n1a25574Palavras-chave:
língua wayoro, traços linguísticos estruturais, chicha.Resumo
A língua wayoro é uma das línguas da região do Guaporé-Mamoré (CREVELS & VAN DER VOORT, 2008), complexo cultural caracterizado pelo preparo da bebida fermentada alcoólica chamada chicha e, em wayoro, tɨero. A chicha é descrita pelos indígenas como portadora de "um mistério" e pode ser analisada como uma substância agentiva, com "força" e "poder" (SOARES-PINTO, 2009). A presente narrativa é relevante para uma abordagem interdisciplinar e permite apreciar traços linguísticos estruturais da língua wayoro.
---
DOI: http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n1a25574
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)