Abordagem gerativa e abordagem cognitiva na formação de palavras: considerações preliminares
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2010.v6n2a4444Resumo
Neste artigo, discuto alguns problemas da abordagem gerativa lexicalista da formação de palavras e avalio a relevância de proposições da Linguística Cognitiva para a abordagem das construções lexicais. Inicialmente, sintetizo as principais características do modelo gerativo lexicalista e discuto alguns pontos problemáticos deste modelo. Em seguida, apresento algumas proposições da Linguística Cognitiva que apontam para direções promissoras na abordagem de construções lexicais. Finalmente, faço um pequeno confronto das duas abordagens em fragmentos de exemplos concretos de análises de formações lexicais na Língua Portuguesa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)