Referência anafórica com relativas restritivas de objeto: custo relativizado na interface gramática-pragmática
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2012.v8n2a4557Resumo
O processamento de DPs definidos contendo relativas restritivas de objeto (ROs) é caracterizado por meio do MINC (Modelo Integrado de Computação On-line) e seu custo é relativizado. Uma interface gramática-pragmática, fundada na Teoria da Relevância, é incorporada ao modelo. Minimização do custo de processamento e maximização da relevância são relacionados. O conceito de fase, adaptado ao processamento incremental, e um sistema de sombreamento das ações do parser permitem dar conta de resultados obtidos com rastreamento ocular, os quais evidenciam a recuperação do referente do DP complexo antes de a posição do gap na RO ser alcançada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)