Implementação fonética de alofones nasais em línguas Tupí
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2014.v10n2a4606Resumo
Diferenças alofônicas são bastante citadas em descrições de consoantes nasais na maioria das línguas Tupí; os alofones nasais mais comuns são nasais plenas e parcialmente oralizadas (nasais pré- e pós-oralizadas e médio-nasais). Neste estudo, realiza-se uma comparação de alofones plenos e parcialmente oralizados de consoantes nasais para 12 línguas Tupí, com base em seus aspectos fonéticos. O objetivo é determinar até que ponto esses alofones são foneticamente distintos nessas línguas Tupí e, ainda, quanta semelhança fonética seria compartilhada por alofones correspondentes em duas ou mais línguas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)