Gramaticalização do verbo visar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n3a49708

Palavras-chave:

linguística funcional, gramaticalização, verbo visar.

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Projeto para a História do Português Brasileiro – Mato Grosso (PHPB-MT) e teve como objetivo principal estudar o processo de mudança linguística das construções com o verbo visar. Neste estudo, foi mapeada a trajetória de gramaticalização das construções com o verbo visar, por meio de uma descrição analítica do comportamento sintático, semântico e pragmático do item à luz dos pressupostos teóricos de Gramaticalização, na perspectiva da Linguística Funcional. As ocorrências com o objeto dessa pesquisa foram catalogadas e analisadas a partir de uma amostra pancrônica, extraídas de jornais escritos e publicados no estado de Mato Grosso, nos séculos XIX, XX e XXI, a fim de captar a variação e comprovar a mudança histórica do fenômeno em estudo. Conclui-se que visar está num processo de gramaticalização, em que parte do uso mais concreto, como verbo pleno, significando “olhar”, para um uso mais abstrato, na formação de perífrase (visar + infinitivo) com marcação de volição.

Biografia do Autor

Geovana Portela de Moura, Secretaria de Educação de Mato Grosso (SEDUC – MT).

Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Docente da Secretaria de Educação de Mato Grosso (SEDUC – MT). Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Célia Márcia Gonçalves Nunes Lôbo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Sorriso, Mato Grosso, Brasil.

Lúcia Regiane Lopes-Damasio, Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Assis, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-11-03