Gramaticalização do verbo visar
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2021.v17n3a49708Palavras-chave:
linguística funcional, gramaticalização, verbo visar.Resumo
Este artigo resulta de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Projeto para a História do Português Brasileiro – Mato Grosso (PHPB-MT) e teve como objetivo principal estudar o processo de mudança linguística das construções com o verbo visar. Neste estudo, foi mapeada a trajetória de gramaticalização das construções com o verbo visar, por meio de uma descrição analítica do comportamento sintático, semântico e pragmático do item à luz dos pressupostos teóricos de Gramaticalização, na perspectiva da Linguística Funcional. As ocorrências com o objeto dessa pesquisa foram catalogadas e analisadas a partir de uma amostra pancrônica, extraídas de jornais escritos e publicados no estado de Mato Grosso, nos séculos XIX, XX e XXI, a fim de captar a variação e comprovar a mudança histórica do fenômeno em estudo. Conclui-se que visar está num processo de gramaticalização, em que parte do uso mais concreto, como verbo pleno, significando “olhar”, para um uso mais abstrato, na formação de perífrase (visar + infinitivo) com marcação de volição.Downloads
Publicado
2021-11-03
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.

A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)