Propriedades funcionais verbais na língua brasileira de sinais
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2016.v12n2a5473Resumo
Investigamos os traços funcionais indicadores de tempo e aspecto em Libras, analisando, com base na geometria de traços proposta por Cowper (2003), amostras de fala nessa língua, produzidas por surdos, transcritas via SEL (sistema de escrita para línguas de sinais), versão 2017. Os resultados indicam que tempo em Libras toma como âncora a propriedade da dêixis. Assim, os operadores temporais articulados ocorrem, nessa língua, necessariamente marcando futuro; os outros tempos dividem-se em passado e presente marcados por operadores articulados e passado e presente não-marcados, a depender do aspecto verbal.Downloads
Publicado
2016-12-31
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)