A cultura do álcool no Brasil: aspectos linguísticos e identitários nos séculos XVIII e XIX
DOI:
https://doi.org/10.31513/linguistica.2023.v19n1a57650Palavras-chave:
Linguística histórica, léxico, identidade, cultura do álcool.Resumo
Por meio do presente artigo, buscamos apresentar aspectos inerentes à cultura do álcool no Brasil, bem como suas particularidades linguísticas e as questões identitárias que estão relacionadas ao país, durante os séculos XVIII e XIX. Objetivamos, com isso, trazer à baila o conhecimento de parte da história do nosso país que envolve o cultivo de um produto de uso secular, o álcool, e em torno dele, usos linguísticos e atributos que identificam o Brasil nos períodos citados. Um documento memorial setecentista e um manual oitocentista de destilação e preparo de licores foram utilizados para resgatar as informações sobre o álcool enquanto bebida, os aspectos linguísticos de ordem lexical em torno do álcool e os traços de identidade que tal cultura provia e também caracterizava o Brasil nas épocas relacionadas. Para tanto, a base teórica deste trabalho está fundamentada em alguns autores, tais como Cuche (1999) e Wagner (2010), que tratam de conhecimentos que envolvem a cultura, Silva (2012), que versa sobre questões identitárias, Mattos e Silva (2008), abordando aspectos da Linguística Histórica, Biderman (2001), com estudos de ordem lexical, dentre outros pesquisadores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Linguíʃtica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Linguí∫tica concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Revista Linguí∫tica.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Linguí∫tica.
A Revista Linguí∫tica é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e se utiliza da Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC)