Macunaíma na macumba
um transe carioca na rapsódia de Mário de Andrade
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v28i56.63092Keywords:
Macunaíma, Mario de Andrade, macumba, malandro, nacionalAbstract
Este artigo analisa o capítulo “Macumba”, da narrativa Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, de Mário de Andrade, o que permite estabelecer a complexidade e o interesse de um capítulo atípico, em que o herói Macunaíma se encontra na cidade do Rio de Janeiro, isto é, estável, em um espaço definido, situação rara em um livro em que predominam o deslocamento e o movimento.
References
ANDRADE, Mario de. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter. Apresentação de Luís Augusto Fischer, notas de Luís Augusto Fischer e Guto Leite. Porto Alegre: L&PM, 2017.
BOSI, Alfredo. Situação de Macunaíma. In: Céu, inferno. São Paulo: Duas cidades; Editora 34, 2003. Coleção Espírito Crítico.
CANDIDO, Antonio. Dialética da malandragem. In: O discurso e a cidade. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul; São Paulo: Duas cidades, 2004.
LAFETÁ, João Luiz (seleção de textos, notas, estudos biográfico, histórico e crítico). Mario de Andrade. 2ª. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988. Literatura comentada.
MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Papéis avulsos. Introdução de John Gledson, notas de Hélio Guimarães. São Paulo: Penguim Classics; Cia das Letras, 2011.
MELLO E SOUZA, Gilda de. O tupi e o alaúde: uma interpretação de Macunaíma. São Paulo: Duas cidades; Editora 34, 2003. Coleção Espírito Crítico.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Homero Vizeu Araújo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).