Macunaíma na macumba
um transe carioca na rapsódia de Mário de Andrade
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v28i56.63092Palavras-chave:
Macunaíma, Mario de Andrade, macumba, malandro, nacionalResumo
Este artigo analisa o capítulo “Macumba”, da narrativa Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, de Mário de Andrade, o que permite estabelecer a complexidade e o interesse de um capítulo atípico, em que o herói Macunaíma se encontra na cidade do Rio de Janeiro, isto é, estável, em um espaço definido, situação rara em um livro em que predominam o deslocamento e o movimento.
Referências
ANDRADE, Mario de. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter. Apresentação de Luís Augusto Fischer, notas de Luís Augusto Fischer e Guto Leite. Porto Alegre: L&PM, 2017.
BOSI, Alfredo. Situação de Macunaíma. In: Céu, inferno. São Paulo: Duas cidades; Editora 34, 2003. Coleção Espírito Crítico.
CANDIDO, Antonio. Dialética da malandragem. In: O discurso e a cidade. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul; São Paulo: Duas cidades, 2004.
LAFETÁ, João Luiz (seleção de textos, notas, estudos biográfico, histórico e crítico). Mario de Andrade. 2ª. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988. Literatura comentada.
MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Papéis avulsos. Introdução de John Gledson, notas de Hélio Guimarães. São Paulo: Penguim Classics; Cia das Letras, 2011.
MELLO E SOUZA, Gilda de. O tupi e o alaúde: uma interpretação de Macunaíma. São Paulo: Duas cidades; Editora 34, 2003. Coleção Espírito Crítico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Homero Vizeu Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).