Macunaíma na macumba

um transe carioca na rapsódia de Mário de Andrade

Autori

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v28i56.63092

Parole chiave:

Macunaíma, Mario de Andrade, macumba, malandro, nacional

Abstract

Este artigo analisa o capítulo “Macumba”, da narrativa Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, de Mário de Andrade, o que permite estabelecer a complexidade e o interesse de um capítulo atípico, em que o herói Macunaíma se encontra na cidade do Rio de Janeiro, isto é, estável, em um espaço definido, situação rara em um livro em que predominam o deslocamento e o movimento.

Biografia autore

Homero Vizeu Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professor titular de literatura brasileira na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Letras. Autor de Machado de Assis e arredores (Editora Movimento) e Futuro pifado na literatura brasileira (Editora Ufrgs), entre outros.

Riferimenti bibliografici

ANDRADE, Mario de. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter. Apresentação de Luís Augusto Fischer, notas de Luís Augusto Fischer e Guto Leite. Porto Alegre: L&PM, 2017.

BOSI, Alfredo. Situação de Macunaíma. In: Céu, inferno. São Paulo: Duas cidades; Editora 34, 2003. Coleção Espírito Crítico.

CANDIDO, Antonio. Dialética da malandragem. In: O discurso e a cidade. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul; São Paulo: Duas cidades, 2004.

LAFETÁ, João Luiz (seleção de textos, notas, estudos biográfico, histórico e crítico). Mario de Andrade. 2ª. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988. Literatura comentada.

MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Papéis avulsos. Introdução de John Gledson, notas de Hélio Guimarães. São Paulo: Penguim Classics; Cia das Letras, 2011.

MELLO E SOUZA, Gilda de. O tupi e o alaúde: uma interpretação de Macunaíma. São Paulo: Duas cidades; Editora 34, 2003. Coleção Espírito Crítico.

##submission.downloads##

Pubblicato

2024-10-14