O mundo matadouro
sobre "Onde pastam os minotauros", de Joca Reiners Terron
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v28i56.64321Keywords:
romance, forma literária e processo social, representação do trabalho, realismo, hiper-realismo e gênero maravilhosoAbstract
No romance Onde pastam os minotauros, de Joca Reiners Terron, o matadouro é o espaço no qual se revelam as iniquidades do trabalho submetido à exploração sem peias. No paralelo entre homens e animais, trabalhadores e bois conduzidos ao abate se assemelham. No diagnóstico da realidade social contemporânea empreendido pela representação narrativa, em que se mesclam realismo, hiper-realismo e elementos do maravilhoso, não há perspectivas de transformação. O mundo social se tornou matadouro.
References
TERRON, Joca Reiners. Onde pastam os minotauros. São Paulo: Todavia, 2023.
TERRON, Joca Reiners. A morte e o meteoro. São Paulo: Todavia, 2019.
TERRON, Joca Reiners. O riso dos ratos. São Paulo: Todavia, 2021.
TERRON, Joca Reiners. Explorando o universo apocalíptico de Joca Reiners Terron. Entrelinhas (programa da TV Cultura). Entrevista a Manuel da Costa Pinto em 23 de outubro de 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9mGoMiTB5xU. Acesso em: 8 de jun. 2024.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Ivone Daré Rabello
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).