O mundo matadouro
sobre "Onde pastam os minotauros", de Joca Reiners Terron
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v28i56.64321Palavras-chave:
romance, forma literária e processo social, representação do trabalho, realismo, hiper-realismo e gênero maravilhosoResumo
No romance Onde pastam os minotauros, de Joca Reiners Terron, o matadouro é o espaço no qual se revelam as iniquidades do trabalho submetido à exploração sem peias. No paralelo entre homens e animais, trabalhadores e bois conduzidos ao abate se assemelham. No diagnóstico da realidade social contemporânea empreendido pela representação narrativa, em que se mesclam realismo, hiper-realismo e elementos do maravilhoso, não há perspectivas de transformação. O mundo social se tornou matadouro.
Referências
TERRON, Joca Reiners. Onde pastam os minotauros. São Paulo: Todavia, 2023.
TERRON, Joca Reiners. A morte e o meteoro. São Paulo: Todavia, 2019.
TERRON, Joca Reiners. O riso dos ratos. São Paulo: Todavia, 2021.
TERRON, Joca Reiners. Explorando o universo apocalíptico de Joca Reiners Terron. Entrelinhas (programa da TV Cultura). Entrevista a Manuel da Costa Pinto em 23 de outubro de 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9mGoMiTB5xU. Acesso em: 8 de jun. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ivone Daré Rabello
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).