O mundo matadouro

sobre "Onde pastam os minotauros", de Joca Reiners Terron

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.55702/3m.v28i56.64321

Mots-clés :

romance, forma literária e processo social, representação do trabalho, realismo, hiper-realismo e gênero maravilhoso

Résumé

No romance Onde pastam os minotauros, de Joca Reiners Terron, o matadouro é o espaço no qual se revelam as iniquidades do trabalho submetido à exploração sem peias. No paralelo entre homens e animais, trabalhadores e bois conduzidos ao abate se assemelham. No diagnóstico da realidade social contemporânea empreendido pela representação narrativa, em que se mesclam realismo, hiper-realismo e elementos do maravilhoso, não há perspectivas de transformação. O mundo social se tornou matadouro.

 

Biographie de l'auteur-e

Ivone Daré Rabello, Universidade de São Paulo - USP

Professora sênior do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH/ USP. Autor, entre outros, de Um canto à margem. Uma leitura da poética de Cruz e Sousa (São Paulo: Nankin/Edusp, 2006) e A caminho do encontro. Uma leitura de Contos Novos São Paulo: Ateliê, 1999), além de ensaios publicados em revistas acadêmicas e em A Terra é Redonda. É coordenadora, junto aos Profs. Edu Teruki Otsuka e Anderson Gonçalves, do grupo Formas culturais e sociais contemporâneas (Capes).

Références

TERRON, Joca Reiners. Onde pastam os minotauros. São Paulo: Todavia, 2023.

TERRON, Joca Reiners. A morte e o meteoro. São Paulo: Todavia, 2019.

TERRON, Joca Reiners. O riso dos ratos. São Paulo: Todavia, 2021.

TERRON, Joca Reiners. Explorando o universo apocalíptico de Joca Reiners Terron. Entrelinhas (programa da TV Cultura). Entrevista a Manuel da Costa Pinto em 23 de outubro de 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9mGoMiTB5xU. Acesso em: 8 de jun. 2024.

Téléchargements

Publié-e

2024-10-14