O prosaico e o insólito no mundo desencantado

Authors

DOI:

https://doi.org/10.55702/3m.v28i56.65433

Keywords:

modernidade, cotidiano, desencantamento, ficção latino-americana, insólito

Abstract

A quebra da hierarquia que norteava a poética clássica entre o estilo elevado, trágico, vinculado aos grandes feitos heroicos, e os estilos médio e baixo, destinados, como as comédias, à vivência cotidiana do homem comum, despertou, na primeira metade do século passado, a atenção de teóricos como György Lukács, Walter Benjamin, Erich Auerbach, Theodor Adorno, Mikhail Bakthin, Bertolt Brecht, dentre outros. Colocando em diálogo essa tradição crítica e a reflexão posterior sobre o tema, desenvolvida, por exemplo, por Ian Watt, Franco Moretti e Jacques Rancière, o artigo prioriza as tensões entre a ênfase na dimensão do cotidiano, no campo da ficção, e a historicidade moderna. Por esse viés, discute a dissolução de fronteiras entre o cotidiano e o insólito na ficção latino-americana, considerando a atual ressignificação de gêneros, como, por exemplo, da narrativa de terror.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Vera Lúcia Follain de Figueiredo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Professora Associada do Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pesquisadora do CNPq. É autora, dentre outros trabalhos, dos livros: A ficção equilibrista: narrativa, cotidiano e política, Narrativas migrantes: literatura, roteiro e cinema, Os crimes do texto: Rubem Fonseca e a ficção contemporânea e Da profecia ao labirinto: imagens da história na ficção latino-americana.

References

ADORNO, Theodor. Notas de literatura 1. São Paulo: Duas Cidades, 2003.

AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 2020.

BLANCHOT, Maurice. A conversa infinita 2: a experiencia limite. São Paulo: Escuta, 2007.

BORGES, Jorge Luis. Discussão. São Paulo: Difel, 1986.

BORGES, Jorge Luis. Prólogos, com um prólogo de prólogos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

CARPENTIER, Alejo. A literatura do maravilhoso. São Paulo: Revista dos Tribunais, edições Vértice, 1987.

CARPENTIER, Alejo. O reino deste mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1985.

CORTÁZAR, Julio. Aulas de literatura: Berkeley, 1980. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

DONGHI, Tulio Halperin. El espejo de la historia: problemas argentinos y perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: Sudamérica, 1987.

FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follain de. A ficção equilibrista: narrativa, cotidiano e política. Rio de Janeiro: Puc-Rio; Belo Horizonte: Relicário, 2020.

GALERA, Daniel. O deus das Avencas. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

HENRIQUEZ, Mariana. El miedo es una de nuestras emociones primarias. Entrevista a Yujie Zhou. Revista Mitologias Hoy. Barcelona, v. 28, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5565/rev/mitologias.987. Acesso em: 2 dez. 2023.

KONDER, Leandro. A narrativa em Lukács e em Benjamin. Semear: Revista da Cátedra Padre António Vieira, n. 7, Rio de Janeiro, 2002.

KONDER, Leandro. Sobre Georg Lukács. Prefácio a Ensaios sobre Literatura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965.

LEFEBVRE, Henri. A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: Ática,1980.

LUDMER, Josefina. Literaturas Pós-autônomas. Revista Sopro, n. 20, jan. 2010.

LUKÁCS, Georg. Ensaios sobre literatura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965.

MORETTI, Franco (org.). A cultura do romance. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

RANCIÈRE, Jacques. O fio perdido: ensaios sobre a ficção moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

SAER, Juan José. O conceito de ficção. Rio de Janeiro: 7Letras, 2022.

WATT, Ian. A ascensão do Romance: estudos sobre Defoe, Richardson e Fielding. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Published

2024-10-14