O prosaico e o insólito no mundo desencantado

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.55702/3m.v28i56.65433

Mots-clés :

modernidade, cotidiano, desencantamento, ficção latino-americana, insólito

Résumé

A quebra da hierarquia que norteava a poética clássica entre o estilo elevado, trágico, vinculado aos grandes feitos heroicos, e os estilos médio e baixo, destinados, como as comédias, à vivência cotidiana do homem comum, despertou, na primeira metade do século passado, a atenção de teóricos como György Lukács, Walter Benjamin, Erich Auerbach, Theodor Adorno, Mikhail Bakthin, Bertolt Brecht, dentre outros. Colocando em diálogo essa tradição crítica e a reflexão posterior sobre o tema, desenvolvida, por exemplo, por Ian Watt, Franco Moretti e Jacques Rancière, o artigo prioriza as tensões entre a ênfase na dimensão do cotidiano, no campo da ficção, e a historicidade moderna. Por esse viés, discute a dissolução de fronteiras entre o cotidiano e o insólito na ficção latino-americana, considerando a atual ressignificação de gêneros, como, por exemplo, da narrativa de terror.

Biographie de l'auteur

Vera Lúcia Follain de Figueiredo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Professora Associada do Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pesquisadora do CNPq. É autora, dentre outros trabalhos, dos livros: A ficção equilibrista: narrativa, cotidiano e política, Narrativas migrantes: literatura, roteiro e cinema, Os crimes do texto: Rubem Fonseca e a ficção contemporânea e Da profecia ao labirinto: imagens da história na ficção latino-americana.

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Publiée

2024-10-14