El cineasta como etnógrafo. Acerca de la prosa de Siegfried Kracauer
DOI:
https://doi.org/10.55702/3m.v19i32.10261Palabras clave:
Filme estrangeiro, superfície social, S. KracauerResumen
Resumo: O ensaio discute motivos recorrentes em momentos diversos da obra de Kracauer -- metáfora do exílio; figura do estrangeiro; espera; distração; superfície; realidade-câmera e realidade histórica etc. Procura assinalar que o meio cinematográfico foi um catalizador que ativou o olhar do observador Kracauer na medida em que este concebe a fotografia e o filme como meios técnicos que colocam entre parêntesis as posições do ser, desconectam o enfoque subjetivo que se antecipa sempre ao olho, e assim dão a ver algo que o sujeito não poderia nunca ver por si próprio.
Resúmen: El ensayo discute motivos recurrentes en diferentes momentos de
la obra de Kracauer -- la metáfora del exilio; la figura del extranjero; la espera;
la distracción; la superficie; la realidad-cámara y la realidad histórica
etc. Señala que el medio del film fue el catalizador que activó la mirada del
observador Kracauer puesto que, de acuerdo con Kracauer, la fotografía y el
film son medios técnicos que colocan entre paréntesis las posiciones de ser,
desconectan el enfoque subjetivo, que se le anticipa siempre al ojo, y dan así
algo para ver, que el sujeto no podría ver nunca por sí mismo.
Palabras clave: Film; extranjero; superficie social.
Palabras clave: Film; extranjero; superficie social.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).