Entre cantos e risos: uma travessia filosófica (sobre "Devires-filosofantes" de Cíntia Vieira da Silva)

Autores

  • Letícia Conti Decarli Universidade Federal Fluminense
  • Mariana de Toledo Barbosa Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.59488/tragica.v14i1.40782

Resumo

Em seu novo livro, Devires-filosofantes, lançado no fim de 2020 pela Editora Ape'Ku, Cíntia Vieira da Silva nos apresenta quatro belos textos cuja leitura consiste em uma travessia onde se encontram conceitos filosóficos, elementos biográficos e muitos temas e personagens inesperados. Ao lado dos filósofos, surgem palhaços, cantoras, felinos, crianças, pessoas trans; ao lado do absoluto e do eterno, a aplicação de cosméticos à pele. Essa resenha pretende apresentar a liberdade de pensamento e a riqueza que permeiam esses Devires-filosofantes, que nos convidam a nos arriscar em novos cantos e risos.

Biografia do Autor

Letícia Conti Decarli, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Filosofia (Licenciatura e Bacharel) pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFF na linha de Ética e Filosofia política, com ênfase no pensamento de Gilles Deleuze e Paul Preciado.

Mariana de Toledo Barbosa, Universidade Federal Fluminense

Mariana de Toledo Barbosa é graduada em Psicologia (UFRJ), mestre em Teoria Psicanalítica (UFRJ) e doutora em Filosofia (UFRJ/ Paris Nanterre). É professora do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenadora do grupo de pesquisa "Deleuze: filosofia prática".

Referências

SILVA, Cíntia Vieira da. Devires-filosofantes. Coleção X (Organização Rafael Haddock-Lobo) – Rio de Janeiro: Ape’Ku, 2020. 82 p.

Downloads

Publicado

2021-05-03