O PÁSSARO DUCHANIANO DE DELEUZE E GUATTARI
DOI:
https://doi.org/10.59488/tragica.v8i3.26832Abstract
Já há algum tempo que reúno pensamentos e anotações sobre o uso que Deleuze e Guattari fazem do conceito de ready-made criado pelo “artista” (denominação que ele rejeitava) Marcel Duchamp. Trata-se muito mais do que uma simples referência ou de uma “interpretação do conceito”, mas de um emprego direto deste na descrição do que podemos tomar como uma espécie de evento chave, de ponto de virada definido por de Gilles Deleuze e Felix Guattari, qual seja, o que é descrito como a transformação da “matéria” em “matéria de expressão”, movimento que vai ser imediatamente identificado com o surgimento da “arte”.Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY) license. This license allows third parties to remix, adapt, and create from the published work, attributing authorship and initial publication in this journal. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publishing in an institutional repository, on a personal website, publishing a translation, or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.