O PÁSSARO DUCHANIANO DE DELEUZE E GUATTARI
DOI:
https://doi.org/10.59488/tragica.v8i3.26832Resumen
Já há algum tempo que reúno pensamentos e anotações sobre o uso que Deleuze e Guattari fazem do conceito de ready-made criado pelo “artista” (denominação que ele rejeitava) Marcel Duchamp. Trata-se muito mais do que uma simples referência ou de uma “interpretação do conceito”, mas de um emprego direto deste na descrição do que podemos tomar como uma espécie de evento chave, de ponto de virada definido por de Gilles Deleuze e Felix Guattari, qual seja, o que é descrito como a transformação da “matéria” em “matéria de expressão”, movimento que vai ser imediatamente identificado com o surgimento da “arte”.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY). Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.