Deleuze: da inversão do platonismo às ilusões sobre a diferença
DOI:
https://doi.org/10.59488/tragica.v14i1.36922Keywords:
Deleuze, Inversão do Platonismo, Ilusões da DiferençaAbstract
Este texto apresenta o que Gilles Deleuze definiu no Diferença e Repetição como sendo as “quatro ilusões da diferença”, que vêm a ser as quatro formas a partir das quais a diferença, tomada como uma força e uma intensidade, foi esvaziada e sujeitada em uma operação para reduzi-la ao mesmo. Mas antes de especificar cada uma dessas ilusões, tomamos aqui o caminho da “inversão do platonismo” proposta por Nietzsche no modo peculiar que ela é feita por Deleuze, isto é, com a ajuda do próprio Platão. Isso porque, é operando esta inversão que o filósofo francês vai encontrar nas profundezas dos corpos, do mundo sensível tal como o descreveu Platão, a própria diferença nela mesma: a diferença que não se deixa sujeitar a nenhuma identidade. Além disso, ao expor a sua compreensão da inversão do platonismo, Deleuze nos expõe também a sua singular leitura da Teoria das Ideias de Platão, que na história da filosofia teria exercido o papel de uma espécie de grau zero, de operação matriz, de sujeição da diferença à identidade.References
ANDRADE, Oswald. “O manifesto antropofágico”, in: Do Pau-Brasil à Antropofagia e às Utopias”. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
DELEUZE, G. Diferença e Repetição. São Paulo: Paz e Terra, 2018.
___________. Nietzsche e a Filosofia. São Paulo: N-1 Edições, 2018
___________. Lógica do Sentido. São Paulo: Perspectiva, 1975.
DELEUZE, G. GUATTARI, F. Kafka. Por uma literatura menor. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
________________________. Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. V2. São Paulo: Editora 34, 2002.
________________________. Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. V5. São Paulo: Editora 34, 2002.
________________________. O que é a Filosofia? São Paulo: Editora 34, 1997.
MBEMBE, A. Necropolítica. Biopoder, Soberania, Estado de Exceção, Política de Morte. São Paulo: N-1 Edições, 2018.
NIETZSCHE, F. Além do Bem e do Mal. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
NIETZSCHE, F. Vontade de Poder. Rio de Janeiro: Contraponto, 2011.
PLATÃO. Hípias Maior. Belém: Editora da Universidade Federal do Pará, 1980.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY) license. This license allows third parties to remix, adapt, and create from the published work, attributing authorship and initial publication in this journal. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publishing in an institutional repository, on a personal website, publishing a translation, or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.