Deleuze: da inversão do platonismo às ilusões sobre a diferença
DOI :
https://doi.org/10.59488/tragica.v14i1.36922Mots-clés :
Deleuze, Inversão do Platonismo, Ilusões da DiferençaRésumé
Este texto apresenta o que Gilles Deleuze definiu no Diferença e Repetição como sendo as “quatro ilusões da diferença”, que vêm a ser as quatro formas a partir das quais a diferença, tomada como uma força e uma intensidade, foi esvaziada e sujeitada em uma operação para reduzi-la ao mesmo. Mas antes de especificar cada uma dessas ilusões, tomamos aqui o caminho da “inversão do platonismo” proposta por Nietzsche no modo peculiar que ela é feita por Deleuze, isto é, com a ajuda do próprio Platão. Isso porque, é operando esta inversão que o filósofo francês vai encontrar nas profundezas dos corpos, do mundo sensível tal como o descreveu Platão, a própria diferença nela mesma: a diferença que não se deixa sujeitar a nenhuma identidade. Além disso, ao expor a sua compreensão da inversão do platonismo, Deleuze nos expõe também a sua singular leitura da Teoria das Ideias de Platão, que na história da filosofia teria exercido o papel de uma espécie de grau zero, de operação matriz, de sujeição da diferença à identidade.Références
ANDRADE, Oswald. “O manifesto antropofágico”, in: Do Pau-Brasil à Antropofagia e às Utopias”. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
DELEUZE, G. Diferença e Repetição. São Paulo: Paz e Terra, 2018.
___________. Nietzsche e a Filosofia. São Paulo: N-1 Edições, 2018
___________. Lógica do Sentido. São Paulo: Perspectiva, 1975.
DELEUZE, G. GUATTARI, F. Kafka. Por uma literatura menor. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
________________________. Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. V2. São Paulo: Editora 34, 2002.
________________________. Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. V5. São Paulo: Editora 34, 2002.
________________________. O que é a Filosofia? São Paulo: Editora 34, 1997.
MBEMBE, A. Necropolítica. Biopoder, Soberania, Estado de Exceção, Política de Morte. São Paulo: N-1 Edições, 2018.
NIETZSCHE, F. Além do Bem e do Mal. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
NIETZSCHE, F. Vontade de Poder. Rio de Janeiro: Contraponto, 2011.
PLATÃO. Hípias Maior. Belém: Editora da Universidade Federal do Pará, 1980.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs préservent les droits d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, le travail étant simultanément sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY). Cette licence permet à des tiers de remixer, d'adapter et de créer à partir du travail publié, en attribuant le crédit d'auteur et la première publication dans cette revue. Les auteurs sont autorisés à accepter des contrats supplémentaires séparément pour la distribution non exclusive de la version du travail publié dans cette revue (par exemple, publier dans un référentiel institutionnel, sur un site personnel, publier une traduction ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue.