O PÁSSARO DUCHANIANO DE DELEUZE E GUATTARI

Autores

  • Rodrigo Guéron UERJ

DOI:

https://doi.org/10.59488/tragica.v8i3.26832

Resumo

Já há algum tempo que reúno pensamentos e anotações sobre o uso que Deleuze e Guattari fazem do conceito de ready-made criado pelo “artista” (denominação que ele rejeitava) Marcel Duchamp. Trata-se muito mais do que uma simples referência ou de uma “interpretação do conceito”, mas de um emprego direto deste na descrição do que podemos tomar como uma espécie de evento chave, de ponto de virada definido por de Gilles Deleuze e Felix Guattari, qual seja, o que é descrito como a transformação da “matéria” em “matéria de expressão”, movimento que vai ser imediatamente identificado com o surgimento da “arte”.

Biografia do Autor

Rodrigo Guéron, UERJ

Professor Adjunto do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no Instituto de Artes (ART/UERJ). Doutor em Filosofia pela UERJ, graduação e mestrado em Filosofia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor do livro “Da Imagem ao Clichê, do Clichê à Imagem. Deleuze, Cinema e Pensamento”. Realizou recentemente pós-doutorado na Universidade de Paris Ouest (Nanterre/La Defense) com pesquisa sobre as relações da filosofia política de Deleuze e Guattari com Marx. Diretor e roteirista de cinema e vídeo. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Contato: rgueron@uol.com.br

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Publicado

2015-09-16