A CRÍTICA DE NIETZSCHE AO IDEAL ALEMÃO DE BILDUNG

Autores/as

  • Alexandre Alves Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.59488/tragica.v11i3.27359

Palabras clave:

Cultura, Civilização, Individualidade, Semântica histórica.

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar a mudança semântica do ideal alemão de Bildung na época de Nietzsche e a reinterpretação que o filósofo propõe do conceito. Bildung é um dos conceitos fundamentais da modernidade na Alemanha e, em sua formulação clássica designava um imperativo moral de auto-aperfeiçoamento do indivíduo e a humanidade como ideal normativo. Nietzsche criticou a degradação desse ideal em mera cultura geral e o filistinismo cultural de sua época. Em seu lugar, Nietzsche propõe uma tipologia das culturas. Ele reinterpreta o conceito de cultura como unidade de estilo e a ideia de cultivo da individualidade como novo imperativo do indivíduo que se desvencilhou da moral tradicional.

Biografía del autor/a

Alexandre Alves, Unisinos

Doutor em História pela Universidade de São Paulo, Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Porto Alegre, RS, Brasil. Contato: sandoralves@gmail.com

Publicado

2018-11-13

Número

Sección

Artigos