A CRÍTICA DE NIETZSCHE AO IDEAL ALEMÃO DE BILDUNG

Auteurs

  • Alexandre Alves Unisinos

DOI :

https://doi.org/10.59488/tragica.v11i3.27359

Mots-clés :

Cultura, Civilização, Individualidade, Semântica histórica.

Résumé

O objetivo deste artigo é analisar a mudança semântica do ideal alemão de Bildung na época de Nietzsche e a reinterpretação que o filósofo propõe do conceito. Bildung é um dos conceitos fundamentais da modernidade na Alemanha e, em sua formulação clássica designava um imperativo moral de auto-aperfeiçoamento do indivíduo e a humanidade como ideal normativo. Nietzsche criticou a degradação desse ideal em mera cultura geral e o filistinismo cultural de sua época. Em seu lugar, Nietzsche propõe uma tipologia das culturas. Ele reinterpreta o conceito de cultura como unidade de estilo e a ideia de cultivo da individualidade como novo imperativo do indivíduo que se desvencilhou da moral tradicional.

Biographie de l'auteur

Alexandre Alves, Unisinos

Doutor em História pela Universidade de São Paulo, Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Porto Alegre, RS, Brasil. Contato: sandoralves@gmail.com

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Publiée

2018-11-13

Numéro

Rubrique

Artigos