Catecismo dos Alemães (Heinrich von Kleist)
DOI:
https://doi.org/10.59488/tragica.v14i3.46897Resumen
Escrito em Praga, no ano de 1809, o texto foi originalmente destinado a ser publicado na revista Germania, planejada por Kleist e Friedrich Christoph Dahlmann, pouco depois de a Áustria ter declarado guerra contra a França. Trata-se de um texto político-satírico de caráter nacionalista. Com ele, assim como com o drama, de 1808, Die Hermannsschlacht, Kleist pretendia uma revolta dos alemães contra os ocupantes franceses, tendo por referência a guerrilha espanhola contra Napoleão. Com o término da guerra e com as esperanças patrióticas frustradas, sobretudo por a Prússia e a Rússia não terem intervido, Kleist e Dahlmann abandonaram seu projeto. O texto se vale, no título e na forma, da tradição eclesiástica do Catecismo. Cada um dos 16 capítulos principia com um título que declara o tema geral da seção, ao qual se seguem perguntas feitas pelo pai e respostas dadas pelo filho. Na Igreja, o catecismo é uma forma de tornar as mensagens centrais em questões simples e o mais claras possíveis (com o propósito de instruir os candidatos ao batismo ou à crisma). No protestantismo alemão (Kleist era um luterano), o Catecismo Menor de Lutero, por exemplo, tem sido de imensa importância. Já a menção ao modelo espanhol, presente no título, alude à Guerra de Independência Espanhola, decorrida entre 1808 e 1814, em que os espanhóis expulsaram Napoleão da Espanha. Quanto à presente edição, adotamos o formato bilíngue. Cada um dos capítulos traduzidos é acompanhado pelo capítulo original em alemão ao lado. De resto, o texto da edição alemã vale a nível de citação, ou seja, apenas para fins acadêmicos e não comerciais, sem qualquer intenção de desrespeitar eventuais direitos da editora ou do editor.
Citas
KLEIST, Heinrich von. “Katechismus der Deutschen abgefaßt nach dem Spanischen, zum Gebrauch für Kinder und Alte”. In: Werke und Briefe in vier Bänden [Band 3]. Berlin und Weimar, 1978, S. 389-401.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY). Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.