Geodiversidade como Integradora entre a Geografia Acadêmica e Geografia Escolar no Ensino Básico na Cidade do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2024.61919

Palavras-chave:

Geodiversidade, Geoeducação, Laboratório de Solos, Geografia Escolar, Currículo Comum

Resumo

O artigo aborda Geodiversidade, com o objetivo de integrar a Ciência Geográfica e a Geografia Escolar, aplicada em uma escola primária do Rio de Janeiro. Para alcançar esse objetivo, consideramos as regras da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, conceitos relacionados à Geodiversidade e Geoeducação são também discutidos com os estudantes, para que possam aplicar à geoeducação. Um Laboratório de Solos foi criado na Escola Municipal Marília de Dirceu, com recursos da FAPERJ, com o objetivo de levar os alunos para aulas práticas. Uma pequena aula de campo foi feita com os alunos, para ensiná-los a identificar diferentes paisagens urbanas, próximas da escola. Além dos solos, durante o projeto, os estudantes aprenderam sobre rochas, e como associá-las com a Geodiversidade do Rio de Janeiro, evidenciando aprendizagem significativa a partir do contato com atividades científicas e práticas. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luana de Almeida Rangel, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Geographer with master's degree and PhD in Geography from the Federal University of Rio de Janeiro. Substitute professor of the Department of Geography of the Federal University of Rio de Janeiro and professor of the Municipal Secretary of Education of Rio de Janeiro

Downloads

Publicado

2024-05-15

Como Citar

RANGEL, Luana de Almeida; GUERRA, Antonio José Teixeira; GOMES ALLOCHIO, Maria Vitória. Geodiversidade como Integradora entre a Geografia Acadêmica e Geografia Escolar no Ensino Básico na Cidade do Rio de Janeiro. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 14, n. 1, p. 201–221, 2024. DOI: 10.36403/espacoaberto.2024.61919. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/61919. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Dados de financiamento