Geodiversidade como Integradora entre a Geografia Acadêmica e Geografia Escolar no Ensino Básico na Cidade do Rio de Janeiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2024.61919

Palabras clave:

Geodiversidade, Geoeducação, Laboratório de Solos, Geografia Escolar, Currículo Comum

Resumen

O artigo aborda Geodiversidade, com o objetivo de integrar a Ciência Geográfica e a Geografia Escolar, aplicada em uma escola primária do Rio de Janeiro. Para alcançar esse objetivo, consideramos as regras da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, conceitos relacionados à Geodiversidade e Geoeducação são também discutidos com os estudantes, para que possam aplicar à geoeducação. Um Laboratório de Solos foi criado na Escola Municipal Marília de Dirceu, com recursos da FAPERJ, com o objetivo de levar os alunos para aulas práticas. Uma pequena aula de campo foi feita com os alunos, para ensiná-los a identificar diferentes paisagens urbanas, próximas da escola. Além dos solos, durante o projeto, os estudantes aprenderam sobre rochas, e como associá-las com a Geodiversidade do Rio de Janeiro, evidenciando aprendizagem significativa a partir do contato com atividades científicas e práticas. 

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Luana de Almeida Rangel, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Geógrafa com mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Profesora sustituta del Departamento de Geografía de la Universidad Federal de Río de Janeiro y profesora de la Secretaría Municipal de Educación de Río de Janeiro

Publicado

2024-05-15

Cómo citar

RANGEL, Luana de Almeida; GUERRA, Antonio José Teixeira; GOMES ALLOCHIO, Maria Vitória. Geodiversidade como Integradora entre a Geografia Acadêmica e Geografia Escolar no Ensino Básico na Cidade do Rio de Janeiro. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 14, n. 1, p. 201–221, 2024. DOI: 10.36403/espacoaberto.2024.61919. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/61919. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos

Datos de los fondos