A Contribuição do Turismo na Mudança da Cobertura e Uso da Terra dos Municípios de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba – uma Análise a Partir da Modelagem Espacial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2024.60728

Palabras clave:

Modelos dinâmicos, Construção de cenários, Variáveis explicativas

Resumen

Este trabalho visa a simulação da mudança da cobertura e uso da terra nos municípios de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba entre os anos de 2016 e 2021, buscando identificar a relação de variáveis turísticas na transição da cobertura e uso da terra. Para tanto, fez-se uso de modelagem dinâmica espacial utilizando autômatos celulares. O resultado da simulação demonstrou que as variáveis turísticas influenciam na expansão urbana, com maior probabilidade de crescimento nas áreas centrais e nas áreas periféricas com apelo turístico. Também chama a atenção a transição de floresta para áreas urbanas que ocorre próximo a áreas de alta densidade de hospedagem, e em menor intensidade próximo aos atrativos turísticos. Apesar dessa transição ocorrer em menor percentual, devido às unidades de conservação, é preocupante a perda de vegetação para construção civil a longo prazo, tendo em vista os investimentos “turísticos” direcionados à região e a flexibilização das leis ambientais.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2024-05-15

Cómo citar

MARTINS, Jéssica Silva; RICHTER, Monika; CRUZ, Carla Bernadete Madureira; AUGUSTO, Rafael Cardão. A Contribuição do Turismo na Mudança da Cobertura e Uso da Terra dos Municípios de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba – uma Análise a Partir da Modelagem Espacial . Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 14, n. 1, p. 65–90, 2024. DOI: 10.36403/espacoaberto.2024.60728. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/60728. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos