Górgias e Eurípides, em torno de Helena e do trágico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47661/afcl.v10i19.4140

Palavras-chave:

Górgias, Eurípides, Helena, sofística, tragédia

Resumo

A partir da observação da personagem Helena em Górgias (Elogio de Helena) e Eurípides (Helena, As Troianas) é possível voltar à categoria do “trágico” e a pensá-la nos quadros da sofística, última figura do pensamento pré-socrático. Górgias confessa ao leitor que seu Elogio é um paígnion, um brinquedo, um jogo. E que ele rebate a um discurso difundido, falso e injusto, que condena Helena como adúltera. Também em Eurípides vemos um jogo antilógico. Se nas Troianas Menelau e Hécuba não deixam Helena desculpar sua parte de inteligência (noûs) pela evocação de todo seu fatídico, em Helena, Eurípides faz com que Helena nem vá a Troia, num estratagema de Hera, que envia uma imagem em seu lugar, de modo que ela permanece completamente inocente de adultério.

 

Biografia do Autor

Luís Felipe Bellintani Ribeiro, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professor do Departamento de Filosofia da UFF, área: Filosofia Antiga.

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Publicado

2016-01-26