Stabilité et instabilité : une tentative d'articulation entre éthique et poétique chez Sénèque

Autores

  • Anida Hasic Università degli studi di Padova - Université Paris Sorbonne-Paris IV

DOI:

https://doi.org/10.47661/afcl.v9i18.4843

Palavras-chave:

Sêneca, Poética, Ética, Consciência, Securitas

Resumo

A contribuição visa a mostrar como a poética da incerteza e da hesitação se situa, apesar das aparências paradoxais, na continuidade de uma ética da estabilidade (securitas). De fato, na obra filosófica de Sêneca, uma das condições fundamentais para se alcançar a felicidade prevista pela ética da securitas é a innoxia, a ausência de mal realizado a outros. Quando se cometem crimes, a punição está já no ato mesmo, isto é, em nossa consciência. E uma consciência que se conhece criminosa jamais terá uma estabilidade interior. Por consequência, o mal feito e vivido pelos protagonistas das tragédias senequianas parece determinar uma poética da incerteza, caracterizada pela presença da dúvida em um nível temático e estilístico. O discurso poético da tragédia nos parece, pois, complementar ao discurso filosófico e podemos conceber a tragédia como um comentário da obra filosófica.

Biografia do Autor

Anida Hasic, Università degli studi di Padova - Université Paris Sorbonne-Paris IV

Doutora pela Università degli studi di Padova - Université Paris Sorbonne-Paris IV em 2016

Referências

ALBERTI A. The epicurean theory of law and justice. In: ______. Justice and Generosity: Studies in Hellenistic Social and Political Philosophy: Proceedings of the Sixth Symposium Hellenisticum. Cambridge: Cambridge University Press, 1995, pp. 161-190.

ALBINI U. La storia di Edipo in Seneca. Rivista di Filologia e di Istruzione Classica. Torino, 123, pp. 428-432, 1995.

ALLENDORF T. The poetic of uncertainty in Senecan drama. Materiali e discussioni per l'analisi dei testi classici. Pisa, 71, pp. 103-144, 2013.

ATKINS J. W. Euripides Orestes and the concept of conscience in Greek philosophy. Journal of the History of Ideas. Baltimore (Md.), 75, pp. 1--22, 2014.

BARBERIS G. Curas revolvit animus et repetit metus: osservazioni sulla paura dell'Edipo senecano. Paideia. Brescia, 49, pp. 3-7, 1994.

______. Una punizione al di là della vita e della morte: la poesia della colpa nell'Oedipus. Paideia. Brescia, 51, pp. 161-170, 1996.

CITTI F. Cura sui. Studi sul lessico filosofico di Seneca. Amsterdam: Hakkert, 2012.

______ ET AL. CEdipo classico e contemporaneo. Zürich-New York: Olms, 2012.

DINGEL J. Seneca und die Dichtung. Heidelberg: Carl-Winter Universitätverlag, 1974.

LEFEBVRE R. Représentation, lumière, conscience chez les stoïciennes.Revue des Études Grecques. Paris, 120, pp. 469-483, 1997.

MASTRONADE D. J. Seneca's Oedipus. The drama in the word. Transactions of the American Philological Association. Baltimore (Md.),101, pp. 291-315, 1970.

MAZZOLI G. Seneca e la poesia. Milano: Pubblicazioni della Facoltà di Lettere e Filosofia dell'Università di Pavia. Istituto di Letteratura Latina, Ceschina, 1970.

______. Il gioco delle parti: un tema gnomico senecano e le sue ridondanze metateatrali. Quaderni di cultura e di tradizione classica. Palermo, VIII, pp. 87-100, 1990.

______. Seneca e la poesia. In:______. Sénèque et la prose latine. Neuf exposés suivis de discussions (Vandoeuvres-Genève, 14-18 aout 1991). Genève: Fondation Hardt, 1991, pp. 177-219.

______. Demifisticazione del mito e mitizzazione della storia nello stoicismo di Seneca. In:______. Filosofia, storia, immaginario mitologico. Alessandria: Edizioni dell'Orso, 1997, pp. 149-153.

______. Il tragico in Seneca. Lexis. Amsterdam, 15, pp. 79-91, 1997.

______. Error e culpa nelle tragedie di Seneca. Aevum. Milano, 10, pp. 321-331, 2010.

SCHIESARO A. Seneca's Thyestes and the morality of tragic furor. In:______. Reflections of Nero: culture, history, and representation. Chapel Hill-London: The University of North Carolina Press, 1994, pp. 196-210.

______. Passion, reason and knowledge in Seneca's tragedies. In: ______. The passions in Roman thought and literature. Cambridge: Cambridge University Press, 1997, pp. 89-111.

______. The Passions in Play. Thyestes and the Dynamics of Senecan Drama, Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

SCHOFIELD M. The stoic approaches to justice.In: ______. Justice and Generosity: Studies in Hellenistic Social and Political Philosophy: Proceedings of the Sixth Symposium Hellenisticum. Cambridge: Cambridge University Press, 1995, pp. 191-212.

SORABJI R. Moral Conscience trough the ages. Oxford: Oxford University Press, 2014.

STROHM P. Conscience: A Very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press, 2011.

C. TORRE. «Alia temptanda est via»: alcune riflessioni sui recenti sviluppi della questione dei «due» Seneca (morale e tragico). Acme. Milano, 60/1, pp. 37-84, 2007.

______. Seneca tragico vs. Seneca filosofo. Nuovi approcci a una vecchia querelle.In:______. La filosofia a teatro. Milano: Cisalpino 2010, pp. 41-61.

Publicado

2016-12-10