Gênero, Educação e a ampliação da Cidadania em De Gouges, Wollstonecraft e Floresta
DOI:
https://doi.org/10.59488/itaca.v0i39.59303Keywords:
Filosofia Moderna. Gênero. Filósofas. Cidadania. EducaçãoAbstract
O presente artigo tem como objetivo enfatizar a importância de De Gouges, Wollstonecraft e Floresta para a construção da filosofia política moderna centralizando, portanto, a análise em dois pontos fundamentais para a compreensão da crítica empenhada pelas respectivas filósofas e, são esses: a ampliação da pessoa ético-política por meio da reformulação do sujeito considerado cidadão e a educação igualitária em oposição aos papéis de gênero. Por fim, conclui-se que as filósofas em questão trazem contribuições inovadoras para os estudos filosóficos de gênero, educação e política mesmo que o ensino das mesmas – assim como de outras filósofas – seja ainda um território de disputas dentro dos cursos de filosofia de todo o país.References
AQUINO, Santo Tomás. Compêndio de teologia. Rio de Janeiro: Presença, 1977.
ARISTÓTELES. Política. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo: fatos e mitos. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1970.
CABRAL, Maria Walkíria; MACEDO, Luiza de Souza Lima. Os feminismos como (des)construção dos Direitos Humanos: a importância de filósofas modernas na resistência ao iluminismo misógino. Fronteiras e Debates, v. 7, n. 2, p. 113-125, 2020. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.18468/fronteiras.2020v7n2.p113-125>. Acesso em: 10 out. 2022.
CASTRO, Luciana Martins. A Contribuição de Nísia Floresta para a Educação Feminina: pioneirismo no Rio de Janeiro oitocentista. Outros Tempos, São Luís do Maranhão, v. 7, n. 10, p. 237-256, 2010. Disponível em: < https://doi.org/10.18817/ot.v7i10.108>. Acesso em: 11 nov 2022.
COLLINS, Patricia Hill. Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento. São Paulo: Boitempo Editorial, 2019.
DE GOUGES, Olympe. Declaração dos direitos da mulher e da cidadã. Interthesis, v. 4, n. 1, p. 1-5, 2007. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/interthesis/article/viewFile/911/10852/>. Acesso em: 15 out. 2022.
ESCALLIER, Christine. Olympe de Gouges: uma humanista sob o terror. Multiplicidade, n. 2, p. 225-237, 2012. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.18542/rcga.v0i2.13139>. Acesso em: 15 de outubro de 2022.
FEDERICI, Silva. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva (Coletivo Sycorax, trad.). São Paulo: Editora Elefante, 2017.
FLORESTA, Nísia. Opúsculo Humanitário. São Paulo, Cortez Editora, 1989.
Jornal O Mercantil – 02 e 17 de janeiro de 1847 – Cód. PR – SOR 163 (1-7).
LIMA, Adriane. Educação das mulheres na América Latina: um olhar decolonial. Educação e Realidade, vol. 44, n. 3, 2019. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/83134>. Acesso em: 20 mar. 2023.
MANOEL, Ivan. Igreja e educação feminina (1859-1919): uma face do conservadorismo. Eduem, 2008.
MENDONÇA, Marcela Prado; PRIMO, Marcelo de Sant’Anna Alves. A palavra de uma cidadã na tormenta revolucionária: o pensamento político de Olympe de Gouges. Princípios: Revista de Filosofia, v. 27, n. 52, p. 305-329, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.21680/1983-2109.2020v27n52ID19019>. Acesso em: 15 out. 2022.
MORAES, Maria Lygia. Prefácio. In: WOLLSTONECRAFT, Mary. Reivindicações dos Direitos das Mulheres. São Paulo: Boitempo. 2016.
PETERLE, Patricia. Reinventando a história de Olympe de Gouges. Revista Estudos Feministas, v. 17, n. 2, p. 626-628, 2009. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-026X2009000200021>. Acesso em: 7 out. 2022.
QUADROS, Débora Rodrigues. Olympe de Gouges: Culpada! O crime? Querer igualdade, liberdade e fraternidade. In: PACHECO, Juliana (Org.). Filósofas: a presença das mulheres na filosofia. Porto Alegre: Editora Fi, 2016. p. 64-83.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio, ou Da Educação. 3ªed. Rio de Janeiro: Difel, 1975.
SANTOS, Vívian Matias. Sobre mulheres, ciências e discursos. Disponível em: <http://ww2.faculdadescearenses.edu.br/revista2/edicoes/vol1-1-2010/artigo16.pdf/>. Acesso em: 10 de outubro de 2021.
SOUZA, Cristiane Aquino de. A desigualdade de gênero no pensamento de rousseau. Novos Estudos Jurídicos, 2015. Disponível em: < https://doi.org/10.14210/nej.v20n1.p146-170 >. Acesso em: 20 de outubro de 2021.
SOUZA, Esther Alessandra Alves de. Declaração dos direitos da mulher e da cidadã de Olympe de Gouges. Translatio, 2020. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/translatio/article/view/104834>. Acesso em: 15 de outubro de 2021.
WOLLSTONECRAFT, Mary. A Reivindicação dos Direitos das Mulheres. São Paulo: Boitempo, 2016.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores, ao enviar textos para possível publicação, concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. A publicação é licenciada sob a Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
3. O autor está autorizado a publicar o trabalho em outras revistas ou como capítulo de livro, desde que a distribuição não seja exclusiva e indique a primeira publicação nesta revista.
4. O autor é incentivado a divulgar e disponibilizar o trabalho aprovado para publicação nesta revista em quaisquer meios, desde que essa versão divulgada seja a mesma enviada para avaliação e, posteriormente, seja alterada pela versão publicada.