Gênero, Educação e a ampliação da Cidadania em De Gouges, Wollstonecraft e Floresta

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.59488/itaca.v0i39.59303

Palabras clave:

Filosofia Moderna. Gênero. Filósofas. Cidadania. Educação

Resumen

O presente artigo tem como objetivo enfatizar a importância de De Gouges, Wollstonecraft e Floresta para a construção da filosofia política moderna centralizando, portanto, a análise em dois pontos fundamentais para a compreensão da crítica empenhada pelas respectivas filósofas e, são esses: a ampliação da pessoa ético-política por meio da reformulação do sujeito considerado cidadão e a educação igualitária em oposição aos papéis de gênero. Por fim, conclui-se que as filósofas em questão trazem contribuições inovadoras para os estudos filosóficos de gênero, educação e política mesmo que o ensino das mesmas – assim como de outras filósofas – seja ainda um território de disputas dentro dos cursos de filosofia de todo o país.

Biografía del autor/a

Maria Eduarda Marinho Freire Andrade, Graduanda em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Atualmente está cursando a graduação em filosofia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e, vem se dedicando à pesquisa das epistemologias de gênero e decoloniais, onde desenvolveu sua pesquisa de conclusão do curso. Além disso, participou como voluntária do projeto Gênero, Diversidade e Identidade e como bolsista residente da educação básica de ensino no projeto Residência Pedagógica (RESPED), nos dias de hoje, é bolsista do Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) Reconhecimento e Políticas de Ação Afirmativa no Ensino Superior. Atuou como integrante da comissão de reformulação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), enquanto Coordenadora Geral do Centro Acadêmico de Filosofia (CAFIL - Angela Davis), onde propôs a criação de duas disciplinas referentes a inserção do ensino de filósofas e filósofos não europeus e seus respectivos campos de reflexões. Também passeia de forma independente e intuitiva por expressões artísticas tais como artes visuais, poesia, percussão, artesanato, bambolê, lambe, zine e performance.

Débora Mariano, Graduanda em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Graduanda em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atua como professora residente de filosofia na rede básica de ensino por meio do projeto Residência Pedagógica (RESPED) e tem interesse nas areas de gênero, onde desenvolveu sua pesquisa de conclusão do curso, bem como no ensino de filosofia por meio do audiovisual onde atuou como bolsista no projeto de extensão Cinesofia.

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Publicado

2023-10-27

Número

Sección

Artigos